Centro de Informática cria material para apoio ao ensino remoto

Vídeos com tutoriais para professores e alunos mostram como operar funções do Moodle.

17 de julho de 2020 - , , ,

Print da abertura dos tutoriais do Moodle, produzidos pelo Cins.

O Centro de Informática em Saúde (Cins) da Faculdade de Medicina da UFMG produziu materiais para apoiar o ensino remoto emergencial, definido pela Universidade como forma de diminuição de riscos relacionados à covid-19. Os vídeos curtos e direcionados para atividades práticas mostram como fazer ações básicas no ambiente Moodle.

Por enquanto, 12 vídeos estão disponíveis para os professores, além do tutorial do aluno. Os conteúdos vão do primeiro acesso, passando por inserção de materiais na plataforma e chegando até criação de questionários, atividades e banco de questões. “Estes tutoriais auxiliarão os docentes na criação/transformação dos conteúdos em aulas virtuais, proporcionando aos alunos uma experiência nova, porém o mais perto possível do que era anterior a pandemia”, explica Alexandre Nascimento, coordenador de Tecnologia da Informação do Cins.

Confira os vídeos tutoriais no site do Centro.

Os tutoriais estão disponíveis desde o dia 15 de julho. Mais conteúdos seguem sendo criados pela equipe do Cins. “Este material está em constante atualização e mudanças, pois trata-se de um produto em evolução”, informa Alexandre.

Print de um tutorial do Moodle, produzidos pelo Cins.

Ensino remoto emergencial

A UFMG decidiu retomar suas atividades acadêmicas (graduação e pós-graduação) na modalidade remota emergencial. No caso da graduação, a Câmara de Graduação está elaborando, com base em propostas elaboradas por grupos de trabalho (GTs), diretrizes para regulamentar essa oferta. Os GTs, compostos de docentes e discentes, estão trabalhando no estabelecimento de diretrizes de estratégias de ensino-aprendizagem, atividades avaliativas e regime acadêmico.

O processo de retomada é composto de três etapas: a primeira consiste em diagnóstico, preparação e planejamento, regulamentação da oferta e integralização de atividades acadêmicas complementares e de atividades destinadas aos concluintes, além de ações de formação docente. Para a segunda etapa do processo, está prevista a adoção do ensino remoto emergencial propriamente dito. Em uma terceira etapa, ainda sem previsão de data, que dependerá das autoridades sanitárias locais, o ensino remoto emergencial coexistirá com a ampliação gradual das atividades presenciais

Para assegurar que os estudantes tenham condições de acompanhar as atividades remotas, a UFMG lançou uma Política de Inclusão Digital, composta de chamadas para auxílio para acesso à internet, compra e empréstimo de computadores para estudantes com dificuldades socioeconômicas e aquisição de equipamentos para estudantes com deficiência. Uma campanha de apadrinhamento digital também está em andamento para fornecer auxílio (em dinheiro ou em forma de equipamentos) para estudantes assistidos.

Confira notícias sobre o ensino remoto emergencial na página dedicada ao tema e nas redes sociais da Faculdade.