Centro de Memória expõe peças de cera usadas pela Polícia Militar

Na década de 1950, os modelos eram usados pelos alunos da PM no reconhecimento de lesões traumáticas

24 de janeiro de 2020 - , ,

O Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) recebeu treze peças de cera, doadas pela Polícia Militar (PM) de Minas Gerais. Elas reproduzem de maneira realista um ferimento em diferentes partes no corpo humano e serviam como recurso didático para os estudantes da PM na década de 1950, em Belo Horizonte. As peças já estão disponíveis para visitação no Cememor.

Exemplar de cera doado pela PM ao Cememor. Foto: Carol Morena

Os modelos vêm acompanhados por recortes de jornais da época, especificando qual crime ou acidente resultaria na lesão mostrada em cera. A intenção era treinar os alunos no reconhecimento desses ferimentos e, consequentemente, melhorar a elaboração dos boletins de ocorrência.

“São peças muito importantes historicamente, pois nos ajudam a perceber a evolução nos modos de apuração do corpo humano”, conta o coordenador do Cememor e professor do Departamento de Pediatria da Faculdade, Luciano Amedée Péret Filho.

Como visitar?
O Centro de Memória funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As exposições são abertas ao público. Para mais informações, entre em contato através do 3409-9106 ou pelo e-mail cememor@medicina.ufmg.br.