Chapa candidata à diretoria da Faculdade é homologada


09 de novembro de 2021 - , ,


A Comissão Eleitoral nomeada pela Congregação da Faculdade de Medicina homologou a candidatura da chapa “Esperançar”, única inscrita no processo de consulta à comunidade para subsidiar a elaboração da lista tríplice de candidatos para escolha de diretor(a) e vice-diretor(a) da Unidade. A consulta irá definir os indicados para a gestão de 2022 a 2026.

A partir de hoje, começa o período de afastamento dos candidatos inscritos de todas as atividades letivas e administrativas na UFMG. O afastamento fica em vigor até o dia 2 de dezembro. A chapa postulante irá participar de debate em data a ser definida e promoverá campanha para difundir o programa de trabalho para a gestão. 

A pedido da Comissão, o Centro de Comunicação Social elaborou um site específico com as informações e documentos referentes ao processo de consulta à comunidade. A página pode ser acessada clicando aqui ou pelo link www.medicina.ufmg.br/consulta2021/. Também está disponível o e-mail da Comissão: eleicoesdiretoria@medicina.ufmg.br

Chapa homologada

A chapa “Esperançar” é composta pelas professoras Alamanda Kfoury Pereira, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB), e Cristina Gonçalves Alvim, do Departamento de Pediatria (PED). 

Candidata a diretora, Alamanda Kfoury é professora titular do GOB, tendo se graduado em Medicina pela UFMG (1986), com Mestrado (1990) e Doutorado (1998) em Obstetrícia e Medicina Fetal no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente ocupa o cargo de vice-diretora da Faculdade. 

Já a candidata a vice-diretora, Cristina Alvim, é professora associada do PED, tendo se graduado em Medicina pela UFMG (1995), com Mestrado (2001) e Doutorado (2005) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente ocupa o cargo de assessora especial da Reitoria da UFMG para a área de Saúde.

Consulta 2021

O processo de consulta à comunidade irá subsidiar a escolha da diretoria para o mandato de 2022 a 2026. O processo será realizado pelo Sistema Eletrônico de Consultas da UFMG e coordenado pela Comissão Eleitoral, já nomeada pela Instituição. 

A votação será feita nos dias 1 e 2 de dezembro. Podem votar todos os membros do corpo discente dos Cursos de Graduação, de Especialização, Mestrado e de Doutorado da Faculdade de Medicina da UFMG efetivamente matriculados, exceto aqueles que se encontrarem com trancamento total de matrícula; todos os membros do corpo docente pertencente ao quadro permanente da Faculdade, em efetivo exercício; todos os membros do corpo técnico-administrativo em educação da Faculdade, em efetivo exercício.

Confira o cronograma completo:

Para votar os eleitores devem acessar o link “Consultas eleitorais” no portal minhaUFMG, no canal “Sistemas”, grupo “Aplicações Administrativas”. Cada eleitor deverá escolher apenas uma chapa da relação constante.

A TV UFMG elaborou um vídeo com tutorial de como votar no sistema online para a consulta à comunidade para escolha da Reitoria da Universidade. O processo de votação para a Diretoria da Faculdade é similar. Acesse o vídeo clicando aqui.

A Comissão Eleitoral é composta por sete membros indicados pela Congregação, com representação de docentes, técnico-administrativos em educação e discentes. A Comissão irá receber as inscrições dos candidatos, coordenar o processo de consulta eleitoral, preparar as listas de eleitores e emitir instruções à comunidade, organizar debate, publicar os resultados da consulta e julgar os recursos. 

Neste processo, foram designados membros da Comissão, as professoras Paula Vieira Teixeira Vidigal (Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal) e Letícia Caldas Teixeiras (Departamento de Fonoaudiologia); os técnicos-administrativos em educação Marco Antunes Assis Costa (Centro de Informática em Saúde) e Sérgio Henrique Bernardi (Superintendência Administrativa); e os discentes de cursos de graduação José Henrique Paiva Rodrigues (Medicina), Jéssica Borges Gonçalves de Souza (Superior de Tecnologia em Radiologia) e Igor Carnevalli Leal (Fonoaudiologia).


Leia também: