Congresso de Fonoaudiologia da UFMG reforça a democratização da ciência

19 de maio de 2023 - , , , ,

Foto: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG.

Entre 18 e 20 de maio, a Faculdade de Medicina da UFMG promove o seu 4º Congresso de Fonoaudiologia. O evento é um dos principais da área no Brasil e ocorre após cinco anos da última edição, recebendo profissionais de todo o país. O tema é “Ciência, compromisso social e democratização do conhecimento”.

O Departamento de Fonoaudiologia (FON) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas (PPG Fono) organizam a programação, que envolve mesas com debates, palestras, oficinas e exposição de trabalhos científicos.

Na abertura, estiveram presentes o chefe de gabinete da reitoria, professor Rui Rothe-Neves, representando a reitora; a diretora da Faculdade de Medicina, professora Alamanda Kfoury; a coordenadora do Colegiado de Fonoaudiologia, professora Luciana Mendonça; a chefe do FON, professora Denise Brandão; a coordenadora do PPG Fono, professora Luciana Macedo; a presidente do Congresso, professora Aline Mourão; o superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, professor Alexandre Ferreira; a presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6º região, fonoaudióloga Isabella Bicalho; e o presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFo), Leonardo Lopes.

A ocasião foi vista pelo professor Rui como uma visita a antigos colegas, já que ministrou disciplina na área de linguagem para a primeira turma de Fonoaudiologia da Universidade, em 2002. “É ótimo rever colegas. Deixo aqui uma palavra de louvor ao tema escolhido. Nada mais atual, após a maior catástrofe sanitária dos últimos 100 anos. A democratização é um esforço diário. Temos muito por fazer, mas há muito tempo não estamos na estaca zero”, pontuou.

A professora Alamanda Kfoury exaltou a relação do Congresso com o Departamento de Fonoaudiologia. “O compromisso social exprime bem o que é o nosso Departamento, que cresceu no ensino, pesquisa e extensão. Ele é formado por mulheres determinadas, assim como eu, e com o interesse em trabalhar juntas. Esse Congresso demonstra a liderança da UFMG no cenário nacional e o crescimento vertiginoso do número de pessoas comprometidas com a ciência”, celebra.

A presidente do Congresso, professora Aline Mourão, reforçou o papel dos profissionais de saúde frente aos desafios da pandemia. “Demos ênfase no compromisso social da fonoaudiologia. O conhecimento é construído no embate de ideias e na troca de informações, que propicia uma cultura da autonomia do saber. É papel dos profissionais de saúde estar atento às pesquisas, inovações científicas e tratamentos comprovados”, ressaltou em sua fala.

A abertura contou com apresentação da cantora e egressa da UFMG, fonoaudióloga Luiza Lara, acompanhada pelo violão de Vinicius Lúcio.

O congressista convidado da noite foi o presidente da SBFo, Leonardo Lopes, que abordou o compromisso social da ciência, sistematizada, compartilhada e representativa.

Veja fotos do evento:

Fotos: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG.