Aplicativo para acompanhamento do desenvolvimento infantil será lançado no 4º Congresso de Fonoaudiologia

12 de maio de 2023 - , , ,

O aplicativo TEDI – Triagem e Estimulação do Desenvolvimento Infantil, criado por pesquisadores da UFMG e da UFSC, será lançado oficialmente durante o 4º Congresso de Fonoaudiologia. O evento será no dia 18 de maio, às 16h30 na sala 062 da Faculdade.

Participarão do lançamento representantes dos Departamentos de Pediatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina, do Ministério da Saúde e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Os inscritos no Congresso podem participar da programação.

O TEDI é um aplicativo para triagem de alterações do desenvolvimento e comportamento de crianças de 1 a 65 meses e de fatores de risco no contexto familiar. Oferece, também, vídeos com estímulos para cada faixa etária e orientações para os cuidadores.

O aplicativo reúne informações do Survey of Well-being of Young Children (SWYC) e da Caderneta da Criança, visando auxiliar os profissionais de saúde na triagem de problemas de desenvolvimento e comportamento infantil, na interpretação desses resultados e na tomada de decisões.

Congresso

A Faculdade de Medicina da UFMG promove o 4º Congresso de Fonoaudiologia nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2023. Essa edição marca a retomada do evento, um dos principais do país na área da Fonoaudiologia.

O tema do evento é “Ciência, compromisso social e democratização do conhecimento”.O objetivo é promover a atuação científica e profissional para estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da Fonoaudiologia e áreas afins, como otorrinolaringologia, pediatria, pedagogia, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional. “A programação é bem ampla e contempla diversos setores da saúde”, pontua a professora.

Entre os temas que serão abordados estão alguns dos tópicos mais atuais da área: a ética e clínica da telefonoaudiologia; fonoaudiologia no ambiente escolar; o uso de plataformas para avaliação e reabilitação vestibular; desafios na clínica vocal; determinantes sociais e racismo na assistência em saúde; libras; eletroestimulação e fotobiomodulação nas disfonias, motricidade orofacial e disfagia; entre outros.

Saiba mais.