Congresso termina com avaliação positiva

15 de novembro de 2008

O 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG terminou hoje, sábado, 15 de novembro, com uma avaliação positiva dos organizadores e dos participantes.

“Conseguimos atingir todos os nossos objetivos. As pessoas com quem conversei elogiaram o trabalho, a escolha do tema e as atividades. Tudo isso nos anima a pensar em um próximo Congresso”, comemorou o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco Pena. Para ele, um dos grandes destaques do evento foi o enfoque na promoção da saúde. “Nós que somos de uma Faculdade de Medicina temos que pensar na saúde antes de pensar na doença”, completou.

Na visão dos organizadores, outro aspecto que merece destaque é a participação e envolvimento de todos que trabalharam no Congresso. “Todos os seminários, cursos, atividades culturais e o evento da Praça JK transcorreram com organização e profissionalismo. Conseguimos fazer um trabalho sério. Professores, estudantes e funcionários merecem parabéns”, diesse o professor Lincoln Freire, coordenador executivo do evento.

Um questionário distribuído durante o Congresso vai mostrar o que os participantes pensaram sobre o evento. Mas muitas pessoas já fizeram sua avaliação.

É o caso da estudante do curso de Medicina da Universidade Federal de São João Del Rey Andréa de Souza Santos, que disse estar surpreendida com os debates sobre saúde pública. “Escuto sempre falar que em faculdades de Medicina mais tradicionais não há muito espaço para esse tipo de discussão, mas não foi o que eu vi. Foi uma grata surpresa ver os professores que se interessam e defendem o estudo da saúde da pública”. A estudante, no entanto, falou sobre um aspecto que pode ser melhorado. “Achei que, de uma forma geral, os estudantes participaram pouco do Congresso”.

Os que tiveram que enfrentar horas de viagem até chegar a Faculdade de Medicina também se mostraram satisfeitos. Halim Antônio Girade, coordenador da Unicef no Estado da Amazonas, veio de Manaus para fazer uma palestra no seminário “Bem-estar da criança no Brasil”. “Os congressos, geralmente, discutem especialidades da atenção. Nesse, profissionais de diversas áreas discutiram a promoção da saúde, que é um desafio mundial. Por isso eu fiz questão de vir”, destacou.

A estudante do 10º período da Faculdade de Medicina Priscila Oliveira Cardoso falou sobre a oportunidade de união de várias áreas profissionais para a discussão sobre saúde. “Participei da exposição dos pôsteres, e ao meu lado tinha um pôster da Fonoaudiologia e do outro da Enfermagem. Essa integração é fundamental”, acrescenta.

Praça da Saúde
Hoje, na Praça JK, centenas de pessoas participaram das atividades físicas orientadas e de serviços como medição de glicose e de pressão.

Os freqüentadores da Praça JK aprovaram a iniciativa. “Um evento como este incentiva as pessoas a tomarem cuidado com a saúde”, acredita Antônia Emília de Pinho Tavares.

“É um movimento extraordinário”, concorda Ildeu de Resende Chaves. “Muitas pessoas se surpreendem ao medirem pressão ou verificarem que têm diabetes.”

“Hoje em dia é muito importante oferecer oportunidades para reunir quem se interessa pela saúde”, diz Cristiane Seabra, que passou pela Praça com o filho.

:

Congresso propõe indicadores para a promoção da saúde – 15/11/08
Profissionais cuidam mais da saúde que a população – 15/11/08
Triagem neonatal garante diagnóstico precoce – 15/11/08
Congresso termina hoje no campus Saúde e Praça JK – 15/11/08

A tecnologia e seus efeitos: parem de ler
Atenção Primária atrai profissionais
– 14/11/08
Empresas mostram que é possível promover a saúde
– 14/11/08
Promoção da saúde da criança
– 14/11/08