Conheça a profissão da física médica

Podendo atuar em campos como radiodiagnóstico e medicina nuclear, profissão faz conexão entre as áreas da saúde e exatas.


16 de agosto de 2023 - , , ,


Você já ouviu falar de física médica? Essa é uma profissão que aplica os conhecimentos da física na área do diagnóstico por imagem. Os profissionais da física médica têm uma gama de possibilidades de atuação na área da saúde, como a radioterapia, a medicina nuclear e os diagnósticos por imagem.

De acordo com o professor do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde Com Ciência, Lucas Paixão Reis, o profissional de física médica atua em funções mais complexas do que aquelas desempenhadas pelos tecnólogos de radiologia. Dentre eles, estão o planejamento de tratamentos de radioterapia, a dosimetria – o cálculo de doses de radiação aplicada a pacientes – e a observância da segurança nas operações dos aparelhos de exame e tratamento que utilizam fontes radioativas.

“Além dessas áreas, o físico médico pode atuar tanto na indústria como na pesquisa. Ele pode ajudar na questão do desenvolvimento e na pesquisa de novos tratamentos, novos equipamentos; de protocolos mais otimizados. A área da pesquisa está bastante ativa hoje em dia, então o físico médico ou a física médica que quiser atuar tanto na indústria quanto na pesquisa também vai ter bastante campo para atuar”.

Professor Lucas Paixão Reis

Física médica e medicina nuclear

De acordo com o professor Lucas Paixão, uma das possíveis áreas de atuação dos profissionais de física médica é a medicina nuclear. “É uma área da medicina que utiliza fontes radioativas não seladas para fazer o diagnóstico e tratamento de doenças”, afirma. Nela, são utilizados fármacos marcados por elementos radioativos para a realização de exames de imagem.

Além da formação de imagens, a medicina nuclear também consiste de terapias utilizando elementos radioativos. “O exemplo mais clássico é o iodo radioativo para o tratamento de câncer de tireoide, que é um órgão com afinidade pelo iodo. É injetado no paciente o iodo radioativo, que vai ser captado pela tireoide e emitir a radiação localmente para tratar aquele tumor”, explica o professor.

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a física médica, suas áreas de atuação dentro do radiodiagnóstico, da medicina nuclear e da radioterapia. Além disso, discutiremos também as possibilidades de atuação desses profissionais na indústria e na pesquisa.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.