Conheça as causas das inundações e saiba como se proteger

Inundações e alagamentos fragilizam ainda mais a população, que já sofre com os efeitos da pandemia.

18 de janeiro de 2021 - , , ,

*Lethícia Pechim

Todo ano é quase tudo sempre igual: as fortes chuvas e falta de planejamento nas cidades causam inundações e alagamentos típicos desta época do ano. E não são só os bens materiais que são comprometidos com a força das águas. A saúde, bem-estar e a própria vida são colocadas em risco. Por isso, além de se manter informado em relação ao clima, é preciso saber como agir em casos inundações e alagamentos e o que pode ser feito para evitar que essas cenas comuns de janeiro se repitam nos próximos anos.

Quando ocorrem inundações e alagamentos, algumas doenças podem se propagar facilmente por meio de água e alimentos contaminados e fragilizar a saúde neste momento de pandemia. Entre as doenças, estão leptospirose, hepatite A, doenças diarreicas e, em menor grau, febre tifóide e cólera.

Por isso, é importante observar alterações na água que vai ser consumida (como coloração ou odor), evitar o contato com água de fontes ou minas inundadas e lavar bem os alimentos. E caso se tenha o contato com a água contaminada, é preciso ficar atento a alguns sintomas como dor de cabeça, náuseas e dor no corpo, que são comuns a boa parte dessas doenças, para que se procure assistência médica.

Além da prevenção de doenças, outros cuidados devem ser tomados. Um deles é não atravessar um alagamento. De acordo com o Assessor Adjunto de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Capitão Vinicius Pedroni, achar que conhece as ruas alagadas o suficiente para transitar quando estão inundadas pode ser um problema.

“Haverá sempre um bueiro aberto onde não havia, um buraco novo, principalmente em chuvas. Se você está atravessando um local que você julga conhecer ainda assim pode estar passando por um perigo novo e acabar se acidentando”, alerta o Capitão Pedroni.

E mesmo de carro, não se deve arriscar, pois o asfalto pode ter cedido sem que o motorista tenha notado.

saudecomciencia

Saúde com Ciência apresenta a série “A força das águas”, que alerta sobre doenças que podem circular nas águas de inundações, além de reforçar a importância de políticas para prevenção de alagamentos. No programa, também é possível conferir dicas sobre como prevenir e o que fazer caso ocorra algum acidente em cachoeiras e praias. Confira!

Crédito: www.albabarbosa.com

NÃO SE ARRISQUE Para quem mora em locais com risco de inundações e alagamentos, a orientação é deixar o local imediatamente, sem perder tempo com a tentativa de reunir pertences, pois o nível da água pode se elevar muito rapidamente. O recomendado é retornar somente quando estiver seguro. Caso o morador não tenha onde ficar, é preciso acionar os bombeiros pelo 193 para orientações. E se a água veio antes de poder sair de casa? Tente desligar a energia elétrica para evitar choques e acionar os bombeiros.

ALERTAS Para o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina e integrante do projeto Manuelzão, Thomaz Matta Machado, o principal problema causado pelas enchentes é a morte e para evitá-la é preciso que a prefeitura tome algumas iniciativas para a população. “Não pode morrer ninguém, morte zero. Para isso, você precisa ter um sistema de alerta de cheias”, defende o professor.

O professor dá exemplo de algumas ações de monitoramento que é feito por algumas prefeitura. “Tem prefeituras que têm uma central que monitora cada córrego e rio da cidade dá uma nota por cor, amarelo e vermelho para alertar a população”, diz.

Ele conta que existe também uma organização no local para a comunicação para que pessoas que moram perto de rios sejam avisadas de que vai haver uma cheia e que precisam deixar local.

O que causa alagamentos e inundações ?

Deposição irregular de lixo é uma das principais causas de alagamentos. Imagem de Jacqueline Wales por Pixabay .

As principais causas estão relacionadas à impermeabilização do solo, construções irregulares, deposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso, a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para se infiltrar, escoando com maior rapidez e causando alagamentos.

Além de problemas estruturais, há também problemas orçamentários. Isso porque o poder público destina pouco dinheiro para a promoção de políticas públicas para contenção de enchentes. Melhoria do sistema de drenagem, galerias e bueiros, soluções estruturais e projetos de construção e recuperação de áreas verdes são imprescindíveis para amenizar os impactos das enchentes

De acordo com o Instituto Água Sustentável, a vegetação também tem papel primordial para retenção das águas das chuvas, com capacidade de reter até 85% do volume de água.

CUIDADO!

Em caso de alagamentos, não é raro ver campanhas de imunização e, por vezes, tentativas de distribuição de medicamentos “profiláticos” para as populações atingidas.

Essas medidas, além de tecnicamente incorretas, são improdutivas e desviam recursos e força de trabalho das ações que realmente são efetivas. Além disso, podem dar à população uma falsa sensação de segurança, levando a não observar regras básicas de higiene e a não procurar rapidamente as Unidades de Saúde em caso de adoecimento.

Sobre o Programa de Rádio

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelo serviço de streaming Spotify.

*Lethícia Pechim – estagiária de Jornalismo
Edição: Karla Scarmigliat