Acesso interno

Discentes

Os discentes do PPG-IMT devem cumprir 20 (vinte) créditos no Mestrado e 32 (trinta e dois) créditos no Doutorado em atividades acadêmicas para integralização do curso.

As atividades acadêmicas incluem disciplinas e atividades de ensino e pesquisa.

Créditos de Disciplinas

1 (um) crédito equivale a 15 (quinze) horas. 

Após cumprir os créditos necessários, os discentes devem matricular-se obrigatoriamente em Elaboração de Trabalho Final (ETF). A matrícula em ETF deve ser feita a cada semestre até defesa final de dissertação ou tese. Não há aulas e não são atribuídos créditos para ETF.

Créditos em Atividade de Ensino e Pesquisa 

Está sendo regulamentado pelo Colegiado a atribuição de créditos para atividades de ensino (estágio de docência) e, atividades de pesquisa (participação como inscrito, organizador ou apresentador de trabalhos acadêmicos em congressos, workshops, palestras, conferências e grupos de estudos).

Aproveitamento de Créditos

Disciplinas cursadas anteriormente no PPG-IMT ou em outros Programas de Pós-Graduação

É possível aproveitar créditos de disciplinas cursadas previamente ao ingresso no Mestrado ou Doutorado do PPG-IMT.

Admite-se o aproveitamento de disciplinas cursadas no próprio PPG-IMT, em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFMG ou de outras universidades.

Não se admite o aproveitamento de disciplinas cursadas na graduação ou em cursos de especialização.

Atenção: as disciplinas a serem aproveitadas devem ter pertinência temática com o tema de pesquisa de mestrado e doutorado, a juízo do Colegiado. 

Mestrandos podem requerer o aproveitamento de até 10 (dez) créditos.

Doutorandos podem requerer o aproveitamento de até 16 (dezesseis) créditos.

A disciplina cujos créditos o (a) discente pretende aproveitar deverá ter sido cursada há, no máximo, 05 (cinco) anos contados do momento da solicitação do aproveitamento dos créditos.

Disciplinas cursadas no PPG-IMT através da modalidade de matrícula isolada podem ser aproveitadas até o limite de 10 (dez) créditos no curso de Mestrado e 16 (dezesseis) créditos no curso de Doutorado. 

Requerimento de aproveitamento de créditos 

O requerimento de aproveitamento de créditos deve ser feito por e-mail com:

1) Formulário “Pedido de aproveitamento de créditos indicação os nomes das disciplinas que se pretende aproveitar;
2) indicação do número de créditos de cada disciplina e o total a ser aproveitado;
3) histórico escolar, certificado ou declaração, no qual apareça com clareza o nome, número de créditos e aprovação nas disciplinas;
4) o Formulário deverá ser assinado pelo aluno e pelo orientador, indicando a pertinência do aproveitamento.

O aproveitamento de créditos deve ser requerido, preferencialmente, no primeiro ano do Mestrado ou Doutorado para que se possa fazer um planejamento adequado das disciplinas e créditos a cumprir.

Os critérios para aproveitamento de créditos são definidos pelas seguintes normas:

Resolução 01/2023, de 08 de fevereiro de 2023 

Resolução 03-2017 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical da UFMG conta com bolsas de Mestrado e Doutorado da CAPES, FAPEMIG e CNPq.

As bolsas de Mestrado têm duração máxima de 24 (vinte quatro) meses e as de Doutorado de 48 (quarenta e oito) meses, não sendo possível a sua prorrogação, salvo em caso de licença maternidade.

O processo seletivo de bolsistas ocorre a juízo do Colegiado.

Os critérios de distribuição de bolsas são definidos pelas seguintes normas:

Resolução 01/2024, de 19 de agosto de 2024 

Resolução 08/2023, de 16 de novembro de 2023

Resolução 01/2020, de 11 de março de 2020 

Bolsistas do PPG-IMT

A tabela de controle de bolsista do PPG-IMT pode ser consultada (clique aqui)

O doutorado sanduíche (ou estágio doutoral no exterior) é um programa de estudos em que o aluno de doutorado realiza parte de suas pesquisas de doutorado em uma universidade estrangeira, sob a supervisão de um de seus docentes. Sua duração pode varia de 3 (três) meses a 1 (um) ano e pode ser realizado com ou sem bolsa.

Para realizar o doutorado sanduíche, o discente deve estar regulamente matriculado no PPG-IMT, é desejável que tenha cumprido os créditos necessários para a integralização do curso e realizado o exame de qualificação. Além disso, o retorno deve ocorrer no mínimo 6 (seis) meses antes do prazo final de conclusão do doutorado.

O doutorado sanduíche sem bolsa deve ser requerido ao Colegiado do PPG-IMT, com a apresentação de carta de aceite de docente supervisor vinculado a instituição de ensino no exterior com indicação do período do estágio, carta de recomendação do orientador no Brasil e plano de trabalho aprovado pelo orientador e supervisor.

O doutorado sanduíche com bolsa depende de aprovação em processo seletivo.

A CAPES conta com chamada anual de edital de bolsas para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). 

O processo seletivo para a bolsa do PDSE é feito, em sua primeira etapa, pelo próprio PPG-IMT, através de chamada interna em edital.

Para concorrer a bolsa, o discente interessado deve comprovar proficiência na língua do país de destino, apresentar carta de aceite de docente supervisor vinculado a instituição de ensino no exterior, plano de trabalho e carta de recomendação justificada do orientador brasileiro.

Por essa razão, o doutorado sanduíche deve ser planejado desde o início do curso de doutorado, em diálogo com orientador.

A cotutela de tese de doutorado, ou dupla titulação doutoral, permite ao estudante se matricular e desenvolver sua pesquisa em duas universidades de países diferentes, supervisionado por orientadores em ambas as instituições. Ao final, a tese de doutorado é defendida uma única vez, perante uma banca examinadora composta por membros das duas instituições, e o estudante recebe o título de doutor pelas duas universidades.

Passo a passo para Estudantes matriculados no Doutorado 

Para estudantes regularmente matriculados na UFMG, ingressantes via processo seletivo, a cotutela depende da concordância do orientador na UFMG, da concordância do orientador na universidade estrangeira e de um convênio celebrado entre as duas instituições. Pode haver alguma exigência adicional prevista nas normas da instituição estrangeira ou no convênio pactuado.

  • O primeiro passo é o contato com o orientador na UFMG e com o professor de instituição estrangeira disposto a orientar a tese em regime de cotutela, além da verificação dos requisitos da instituição estrangeira para recebimento de doutorandos em cotutela. O contato com o professor da instituição estrangeira pode ser estabelecido pelo orientador brasileiro ou diretamente pelo estudante interessado. De toda forma, é necessário que o orientador esteja a par e de acordo com todo o processo.
  • O segundo passo é o contato com a DRI pelo e-mail convenios2@dri.ufmg.br para dar início aos procedimentos de celebração de convênio entre as duas instituições.
  • O terceiro passo (após a celebração do convênio) é a matricula na instituição estrangeira.

O discente em cotutela deve estar atento para o prazo de conclusão do doutorado, que é de 48 (quarenta e oito) meses, bem como para a realização de matrícula e cumprimento das obrigações estabelecidas nas duas instituições, conforme as respectivas regras e o disposto no convênio.  

Não haverá prorrogação de prazo de conclusão de doutorado em razão da cotutela.

Custos e Financiamento da Cotutela

A UFMG não cobra taxa de matrícula ou mensalidades dos doutorandos ingressantes via processo seletivo ou dos doutorandos de instituições estrangeiras ingressantes via convênio de cotutela. As taxas e mensalidades cobradas por instituições estrangeiras, quando for o caso, não são financiadas pela UFMG. É importante verificar com essas instituições a existência ou a possibilidade de isenção dessas cobranças. Os custos com deslocamento e estadia no exterior são financiados por agências de fomento nacionais e internacionais. Interessados devem estar atentos para as chamadas e editais. 

Normas Acadêmicas que regulam a Cotutela

A cotutela é regulamentada na UFMG pela Resolução no 16/2019 do CEPE.

O estágio à docência é obrigatório para todos os alunos bolsistas, sendo facultativo para os demais alunos do Programa. 

O aluno bolsista de mestrado ou doutorado deverá se matricular na disciplina “Prática em Estágio à Docência em Infectologia e Medicina Tropical”, com carga horária total de 30 horas, constante da grade curricular do Programa.

Esclarece-se que o aluno bolsista de mestrado deverá cursar a disciplina entre o 2º e 3º semestres letivos de seu curso; enquanto que os alunos de doutorado deverão cursá-la entre o 2º e 4º semestres letivos de seu curso.

O discente bolsista que realizar a disciplina de “Prática em Estágio à Docência em Infectologia e Medicina Tropical” no mestrado não fica desobrigado em realizar a mesma no doutorado, quando cabível. 

Os discentes que realizarem a Prática em Estágio à Docência em outros Programas de Pós-Graduação não ficarão desobrigados de realizar a disciplina no Programa.

Como regra, o estágio será supervisionado pelo orientador do pós-graduando ou por outro professor supervisor, com anuência do orientador, segundo plano de estágio aprovado pelo professor coordenador da disciplina, que deverá ser apresentado no início de cada semestre. Ao final do estágio, o aluno e seu supervisor apresentarão os relatórios finais, afim de que ele seja apreciado e créditos sejam concedidos.

Dentre as atividades previstas ao longo da Prática em Estágio à Docência, estão incluídas, mas não limitadas, a participação em atividades didático-pedagógicas, com o auxílio no planejamento pedagógico da(s) disciplina(s), no acompanhamento de aulas teórico e/ou práticas, na participação em processos de avaliação, tais como exercícios, trabalhos, provas, seminários, dentre outros.

A Prática em Estágio à Docência poderá ocorrer também por meio da participação do aluno em atividades em laboratório e/ou ambulatório voltadas para o ensino e/ou extensão desenvolvidas por seu orientador e/ou grupo de trabalho, desde que seja também preparado um plano de atividades compatível com as atribuições regulares da disciplina, contendo a descrição das tarefas a serem desenvolvidas.

Em nenhuma hipótese, o estagiário assumirá a regência da turma, sem a supervisão de seu orientador, tutor ou professor designado pelo orientador. O estagiário também não poderá desenvolver atividades de ensino incompatíveis com a linha de pesquisa à qual estiver vinculado no Programa.

Os critérios para Estágio à Docência são definidos pela seguinte norma:

Resolução Nº 01/2019, de 14 de agosto de 2019 

Procedimentos e prazos do Estágio de Docência

Início do Estágio | Aprovação do Plano de Estágio

Para realização de Estágio de Docência, o discente deverá submeter proposta de matrícula para a disciplina CLM887 – “Prática em Estágio à Docência em Infectologia e Medicina Tropical”. O Plano de Trabalho (Anexo I) deverá ser encaminhado para a secretaria com a anuência do orientador/supervisor, por e-mail. O prazo para submissão do Plano de Estágio é até a terceira semana do início do semestre letivo.

ANEXO 1 – Resolução nº 01/2019 

Fim do Estágio | Aprovação do Relatório Final

Ao final da disciplina, o aluno deverá elaborar o Relatório Final, conforme modelos descritos nos Anexos II e III, nos quais deverá ocorrer a autoavaliação do discente quanto às atividades desenvolvidas e resultados alcançados (Anexo II) e a avaliação pelo supervisor das atividades desenvolvidas pelo discente (Anexo III). Os relatórios deverão ser encaminhados pelo discente ao coordenador da disciplina, por meio da secretaria do Programa.

ANEXO 2 – Resolução nº 01/2019 

ANEXO 3 – Resolução nº 01/2019 

DEFESA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Todo aluno matriculado em curso de Doutorado deverá, obrigatoriamente, ser aprovado em Exame de Qualificação no prazo de 24 (vinte e quatro) meses, após seu ingresso no curso, respeitando-se o limite máximo de 36 (trinta e seis) meses.

O exame de qualificação versará sobre os conhecimentos teóricos e metodológicos contidos no seu projeto de tese.

Qual a composição da banca do Exame de Qualificação?

 A banca do Exame de Qualificação deverá ser composta por 4 (quatro) membros: 3 (dois) titulares e 1 (um) suplente. A Comissão de Avaliação deve conter, preferencialmente, pelo menos um membro do corpo docente do Programa, sendo que o mesmo presidirá a sessão. Não será permitida a presença do orientador, do coorientador e do público durante o exame.

O que devo entregar na secretaria?

Com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data prevista para a defesa, o mestrando deverá enviar para o e-mail da secretaria o formulário “Carta para sugerir banca para defesa do exame de qualificação” em que consta os nomes dos membros da banca, cujos nomes deverão ser aprovados pelo Colegiado do Programa.

A secretaria do PPG-IMT não envia exemplares pelos correios aos membros das bancas examinadoras de defesa de dissertação/tese e exames de qualificação. O envio da cópia física de dissertações/teses ou textos de qualificação, se necessário, deverá ser realizado pelo próprio aluno/orientador.

 Recomendamos, assim, o envio dos textos pelo aluno em formato PDF aos membros das bancas examinadoras. O trabalho final deve ser enviado para a banca pelo aluno e /ou pelo orientador com no mínimo 15 dias de antecedência da defesa.

Como realizar a marcação do Exame de Qualificação no Sistema Acadêmico?

Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização da defesa, o aluno deverá efetuar login no minha UFMG e acessar o menu marcação de defesas. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão enviar. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em enviar, o formulário é encaminhado para o Colegiado, responsável pela aprovação da banca no sistema.

Em qual sala ocorrerá a minha defesa do Exame de Qualificação?

Caso a defesa seja presencial, ao receber a marcação no sistema, o PPG-IMT providenciará a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Medicina e comunica aos membros da banca o local de realização da defesa.
Caso a defesa seja online ou algum membro da banca precise participar a distância, a secretaria verificará a disponibilidade da plataforma Lifesize com o suporte e Apoio Técnico do CETES. O discente deve solicitar por e-mail (ppgimt@medicina-ufmg.br) para solicitar a reserva. Para outras plataformas ficará a cargo do aluno/orientador a escolha e a utilização do sistema de videoconferência. 

Os membros da comissão examinadora assinarão a ata de defesa digitalmente, via Sistema SEI.

Os critérios para Exame de Qualificação são definidos pelas seguintes normas:

Resolução n° 02/2016 

Resolução nº02/2013

A tabela de Controle de Qualificações do PPG-IMT pode ser consultada(clique aqui)

Defesa de Dissertação é o ato final para obtenção do título de Mestre e deve ocorrer até 24 (vinte e quatro) meses do ingresso no Mestrado, que é o tempo máximo admitido para conclusão do curso.

Qual a composição da banca de dissertação?

A banca de defesa de dissertação deverá ser composta por 4 (quatro) membros: 1 (um) orientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 5 (cinco) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Os membros devem ser portadores do grau de Doutor ou equivalente, incentivada a participação de membro externo à UFMG.

Os professores membros da banca podem ser sugeridos pelo candidato e seu orientador, conforme o formulário “Carta para sugerir banca para dissertação”, constante no site do Programa, mas cujos nomes deverão ser aprovados pelo Colegiado do Programa.

O que devo entregar na secretaria?

Com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data prevista para a defesa, o mestrando deverá enviar para o e-mail da secretaria o formulário “Carta para sugerir banca para dissertação” em que consta os nomes dos membros da banca, cujos nomes deverão ser aprovados pelo Colegiado do Programa.

A secretaria do PPG-IMT não envia exemplares pelos correios aos membros das bancas examinadoras de defesa de dissertação/tese e exames de qualificação. O envio da cópia física de dissertações/teses ou textos de qualificação, se necessário, deverá ser realizado pelo próprio aluno/orientador.

 Recomendamos, assim, o envio dos textos pelo aluno em formato PDF aos membros das bancas examinadoras. O trabalho final deve ser enviado para a banca pelo aluno e /ou pelo orientador com no mínimo 15 dias de antecedência da defesa.

Como realizar a marcação da defesa de dissertação no Sistema Acadêmico?

Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização da defesa, o aluno deverá efetuar login no minha UFMG e acessar o menu marcação de defesas. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão enviar. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em enviar, o formulário é encaminhado para o Colegiado, responsável pela aprovação da banca no sistema.

Em qual sala ocorrerá a minha defesa de dissertação?

Caso a defesa seja presencial, ao receber a marcação no sistema, o PPG-IMT providenciará a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Medicina e comunica aos membros da banca o local de realização da defesa.
Caso a defesa seja online ou algum membro da banca precise participar a distância, a secretaria verificará a disponibilidade da plataforma Lifesize com o suporte e Apoio Técnico do CETES. O discente deve solicitar por e-mail (ppgimt@medicina.ufmg.br) para solicitar a reserva. Para outras plataformas ficará a cargo do aluno/orientador a escolha e a utilização do sistema de videoconferência. 

Os membros da comissão examinadora assinarão a ata de defesa digitalmente, via Sistema SEI.

 

Os critérios para defesas de dissertação e tese são definidos pelas seguintes normas:

Resolução nº02/2013 

ATOS NECESSÁRIOS PÓS DEFESA DE DISSERTAÇÃO 

Após a realização da defesa, o discente deve:

  1. Aguardar a liberação da Ata de Aprovação de defesa;
  2. Promover o depósito final da tese no Repositório Institucional da UFMG (RI UFMG), conforme as instruções enviadas pela secretaria;
  3. Requerer o diploma, conforme as instruções enviadas pela secretaria;

    Defesa de Tese é o ato final para obtenção do título de Doutor e deve ocorrer até 48 (quarenta e oito) meses do ingresso no Doutorado, que é o tempo máximo admitido para conclusão do curso.

     

    Qual a composição da banca de tese?

    A banca de defesa de tese deverá ser composta por 7 (sete) membros: 1 (um) orientador, 4 (quatro) titulares e 2 (dois) suplentes. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 8 (oito) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 4 (quatro) titulares e 2 (dois) suplentes. Os membros devem ser portadores do grau de Doutor, e pelo menos dois deles não devem pertencer aos quadros da UFMG

    O que devo entregar na secretaria?

    Com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data prevista para a defesa, o mestrando deverá enviar para o e-mail da secretaria o formulário “Carta para sugerir banca para defesa de tese” em que consta os nomes dos membros da banca, cujos nomes deverão ser aprovados pelo Colegiado do Programa.

    A secretaria do PPG-IMT não envia exemplares pelos correios aos membros das bancas examinadoras de defesa de dissertação/tese e exames de qualificação. O envio da cópia física de dissertações/teses ou textos de qualificação, se necessário, deverá ser realizado pelo próprio aluno/orientador.

     Recomendamos, assim, o envio dos textos pelo aluno em formato PDF aos membros das bancas examinadoras. O trabalho final deve ser enviado para a banca pelo aluno e /ou pelo orientador com no mínimo 15 dias de antecedência da defesa.

    Como realizar a marcação da defesa de tese no Sistema Acadêmico?

    Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização da defesa, o aluno deverá efetuar login no minha UFMG e acessar o menu marcação de defesas. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão enviar. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em enviar, o formulário é encaminhado para o Colegiado, responsável pela aprovação da banca no sistema.

    Em qual sala ocorrerá a minha defesa de tese?

    Caso a defesa seja presencial, ao receber a marcação no sistema, o PPG-IMT providenciará a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Medicina e comunica aos membros da banca o local de realização da defesa.
    Caso a defesa seja online ou algum membro da banca precise participar a distância, a secretaria verificará a disponibilidade da plataforma Lifesize com o suporte e Apoio Técnico do CETES. O discente deve solicitar por e-mail (ppgimt@medicina.ufmg.br) para solicitar a reserva. Para outras plataformas ficará a cargo do aluno/orientador a escolha e a utilização do sistema de videoconferência. 

    Os membros da comissão examinadora assinarão a ata de defesa digitalmente, via Sistema SEI.

    Os critérios para defesas de dissertação e tese são definidos pelas seguintes normas:

    Resolução nº02/2013 

    ATOS NECESSÁRIOS PÓS DEFESA DE TESE

    Após a realização da defesa, o discente deve:

    1. Aguardar a liberação da Ata de Aprovação de defesa;
    2. Promover o depósito final da tese no Repositório Institucional da UFMG (RI UFMG), conforme as instruções enviadas pela secretaria;
    3. Requerer o diploma, conforme as instruções enviadas pela secretaria;

    Requerimento de diploma 1ª via

     1º passo 

    Deposite seu trabalho no repositório através do link: https://repositorio.ufmg.br/custom/instructions.jsp 

    Ficha Catalográfica – envie e-mail para  fichabiblioteca@medicina.ufmg.br, ou ligue para o telefone 3409-9733;

    Em caso de dúvida com a normatização de trabalhos acadêmicos (monografia, dissertações e teses), consulte a biblioteca da Faculdade de Medicina, biblioteca@medicina.ufmg.br, telefone 3409-9733, isso evitará que o seu trabalho seja reprovado pelo repositório da UFMG.

    2º passo 

    Abra o processo no sistema SEI: https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo 

    ORIENTAÇÕES 

    1. Alocação do processo no SEI: MEDICINA –CPG 

    1. – Para que o aluno faça o depósito do trabalho no Repositório, ele precisará realizar cadastro como usuário externo SEI. Após o cadastro o aluno deverá acessar o SEI e selecionar a opção Peticionamento > Processo Novo. 
    2. –  O processo SEI gerado pelo aluno será enviado automaticamente para o Repositório 

    Todos os tramites para a obtenção da declaração de depósito de trabalho acadêmico a ser emitida pelo REPOSITÓRIO são de inteira responsabilidade do aluno.  DÚVIDAS: repositorio-trabacad@servicos.ufmg.br. 

    3º passo 

    Encaminhe a documentação relacionada abaixo para o e-mail cpgmedrcp@gmail.com

    • Cópia Certidão de nascimento ou de casamento; 
    • Cópia de documento de identidade (preferencialmente, RG); 
    • Cópia do diploma de graduação frente e verso 
    • Histórico Escolar do curso com QRCode (https://sistemas.ufmg.br/iapWeb/)

    Se urgente, anexar também o seguinte formulário: Requerimento de Diploma com Urgência 

    Requerimento de diploma 2ª via

    Encaminhe a documentação na ordem abaixo, em arquivo único no formato PDF, para o e-mail cpgmedrcp@gmail.com“SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA 2ª VIA – (MESTRADO OU DOUTORADO) – NOME DO REQUERENTE”.

    ATENÇÃO, o arquivo único em PDF deve conter a documentação na seguinte ordem:

    1. Carta com a justificativa para o pedido de 2ª via;

     2. Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso); 

     3. Cópia da carteira de identidade (frente e verso). No caso de alunos estrangeiros, anexar cópia do passaporte; 

     4. Cópia da certidão de nascimento, certidão de casamento ou de união estável; 

     5. Guia GRU do DRCA, conforme orientações: Clique aqui! 

    Se urgente, anexar também o  formulário Requerimento de Diploma com Urgência

    Requerimento Certificado Residência Pós-doutoral

    Assim que receber a aprovação do seu relatório final pela Coordenação ou pelo Colegiado, encaminhe a documentação, na ordem abaixoem arquivo único no formato PDF, para o e-mail da secretaria: com o título “SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO RPD – NOME DO REQUERENTE”.

    ATENÇÃO, o arquivo único em PDF deve conter a documentação na seguinte ordem:

    Documentos:

    • Formulário para Emissão de Certificado de Residência Pós-Doutoral (emitido pela secretaria);
    • Cópia da carteira de identidade (frente e verso) ou passaporte se o residente for estrangeiro;
    • Cópia da certidão de nascimento ou casamento.

    A falta de qualquer um destes documentos inviabilizará a emissão do Certificado.

    TRADUÇÕES JURAMENTADAS 

    A DRI não realiza traduções nem certificações.  Na UFMG, recomenda-se procurar o CENEX da FALE, por meio do e-mail: tamr@letras.ufmg.br, para o serviço de tradução. O CENEX possui uma tabela de preços especiais para FUMP 1 e 2.  Quando solicitada a tradução juramentada, recomenda-se a busca pelos tradutores públicos e intérpretes comerciais listados na página da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – JUCEMG (https://jucemg.mg.gov.br/servicos) Os tradutores públicos e intérpretes comerciais matriculados no Brasil estão reunidos na FENAJU: https://fenaju.com.br

    Veja a lista clique aqui