Acesso interno

Saúde Pública

Linhas de Pesquisa

1. Avaliação em Saúde e Serviços de Saúde

Objetiva investigar e avaliar serviços de saúde e sua relação com doenças/eventos de relevância em saúde pública, incluindo mortalidade, doenças infecciosas ou crônicas, e marcadores de uso de serviços. Estuda a inter-relação estrutura, processo e resultados com destaque para qualidade da atenção à saúde, incluindo acesso, utilização, eficácia, eficiência, equidade, adesão, ações de vigilância epidemiológicas, dentre outros. São utilizadas metodologias qualitativas e quantitativas, destacando-se inquéritos, estudos de coorte, e caso-controle.

2.Economia da saúde e gestão de sistemas de saúde

Os projetos desenvolvidos buscam analisar e avaliar as políticas de saúde no contexto dos estados de bem-estar social, seus determinantes e resultados, a fim de elaborar alternativas para a alocação de recursos e possibilidades de obtenção de eficiência e equidade na gestão em saúde. A incorporação da economia da saúde auxilia na determinação de prioridades, bem como propicia metodologias e/ou instrumentos de avaliação econômico-epidemiológicas para um leque de abordagens: estudos de oferta e demanda em saúde, estudos relacionados à saúde suplementar; avaliação de tecnologias; judicialização da saúde; análise dos sistemas de saúde; incluindo a avaliação dos níveis de atenção e da qualidade da Atenção Primária/Básica no Brasil bem como a distribuição espacial de recursos e equipamentos assistenciais.

3.Epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis

Reúne estudos em doenças crônicas e agravos não transmissíveis, suas condições precursoras e complicações, bem como seus determinantes psicossociais, biológicos e comportamentais, assim como fatores proximais, mediais e distais. Utiliza o estado da arte do conhecimento no tema para investigar, reunir e gerar evidências científicas visando orientar ações  de  prevenção e controle dessas doenças e agravos em populações e reduzir as desigualdades sociais em saúde relacionadas. Inclui estudos com dados primários e secundários em populações gerais e específicas, contemplando delineamentos ecológicos, transversais e longitudinais.

4.Epidemiologia da saúde do idoso

Reúne estudos epidemiológicos de base populacional e com populações específicas com coleta de dados primários e baseados em dados secundários oriundos das diversas fontes disponíveis no país. Os projetos inseridos nessa linha de pesquisa têm por objetivo conhecer as condições de saúde dos idosos,  investigar seus determinantes e contribuir para promover o envelhecimento saudável.

5.Saúde urbana

Essa linha de pesquisa aborda a saúde nas cidades e as tendências espaciais e temporais, desenvolvendo projetos multidisciplinares e intersetoriais para examinar eventos relacionados à saúde das populações no contexto da urbanização e seus agravos, com ênfase nas iniquidades e seus determinantes. Inclui, além de projetos com delineamento epidemiológico tradicional, estudos multimétodos, objetivando avaliar intervenções urbanas provenientes não só do setor saúde, mas também de outros setores da cidade, como trânsito, intervenções de qualificações em assentamentos informais (vilas e favelas), dentre outros.

6. Condições de Trabalho e Saúde

Os projetos investigativos articulados à linha Condições de Trabalho e Saúde são baseados em conceitos e métodos que orientam abordagens compreensivas de morbidades em grupos ocupacionais específicos. Inquéritos ocupacionais específicos são realizados no setor público de saúde, nas escolas do ensino fundamental, no setor judiciário e no setor do transporte coletivo urbano. Tais produtos são a base para a elaboração de políticas de recursos humanos em saúde no âmbito do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Pan-Americana de Saúde, e para responder às demandas de insumos para as ações e intervenção em ambientes dos serviços públicos municipais e federais