Acesso interno

Saúde Pública

Mestrado em Saúde Pública

 

O Mestrado em Saúde Pública tem por objetivo aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa em Saúde Pública com ênfase em duas distintas temáticas:“condições de trabalho e saúde” e“políticas e gestão em saúde”.

A escolha do tema da pesquisa pode ser feita de acordo com o interesse e a afinidade de cada aluno, observando as linhas de pesquisa do programa.Em geral, os trabalhos de pesquisa nessa área incluem estudos sobre condições de trabalho e saúde, oferta e demanda em saúde, pesquisas relativas à saúde suplementar e à organização dos provedores de serviços, avaliação de tecnologias médica e diagnóstica, análise dos sistemas de saúde, regulação e competição no mercado de serviços de saúde, entre outras possibilidades.

O curso tem uma matriz curricular formada por disciplinas nucleares que são obrigatórias ou fortemente recomendas a todos os alunos. A escolha das demais disciplinas, consideradas do núcleo completar e de integração ou ainda das disciplinas eletivas (realizadas em outros programas de pós-graduação da UFMG), podem ser feitas de acordo com o interesse e a afinidade de cada aluno.

A produção textual dos resultados da dissertação de mestrado é feita a partir do projeto de pesquisa e de resultados da pesquisa que devem ser compatíveis com a publicação de pelo menos um artigo científico com qualidade suficiente para ser publicado em revistas nacionais e internacionais.

Para a obtenção do grau de Mestre em Saúde Pública o aluno necessita cursar no mínimo 19 créditos em disciplinas (equivalente a 285 horas-aula) e de ter sua dissertação aprovada na defesa de trabalho final em um prazo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses.

Público-Alvo

Graduados na área da saúde ou portadores de diploma em outra área com comprovada experiência na área da saúde (a juízo do Colegiado).

Título e Classificação

Título: Mestre em Saúde Pública.

Classificação: conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(o máximo é 7)