Acesso interno

Saúde Pública

Sobre o Programa

O Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGSP-UFMG) foi criado em 1993, como programa de mestrado em Epidemiologia. A primeira defesa de dissertação ocorreu em outubro de 1995. Em 2001, o Programa passou a oferecer formação em nível de doutorado, sendo a primeira defesa de tese realizada em junho de 2004.  Atualmente está estruturado em duas áreas de concentração no Mestrado (Epidemiologia e Saúde Pública) e uma no Doutorado (Saúde Pública)

O PPGSP-UFMG se destaca entre os programas de excelência no país e desde 2010 é avaliado com conceito de excelência, nota 6 da CAPES na área de Saúde Coletiva.

Em abril de 2021, o PPGSP-UFMG comemorou a conclusão de 307 dissertações de mestrado,111 teses de doutorado e 10 residências pós-doutorais No presente, conta com participação de 20 professores orientadores permanentes e 4 professores colaboradores, que apresentam experiência consolidada em pesquisa e possuem expressão no cenário nacional e internacional.

Os projetos de pesquisa são desenvolvidos em seis linhas de pesquisa coerentes com as áreas de concentração: Avaliação em Saúde e Serviços de Saúde; Condições de Trabalho e Saúde; Economia da Saúde e Gestão de Sistemas de Saúde; Epidemiologia das Doenças e Agravos Não-transmissíveis; Epidemiologia da Saúde do Idoso; Saúde Urbana.  Essas linhas são apoiadas por nove grupos de pesquisa, que elaboram e conduzem projetos de pesquisa, estabelecem redes de colaboração e polarizam bolsistas de iniciação científica, acadêmicos e egressos da pós-graduação, representando uma perspectiva real e importante de formação continuada nas respectivas linhas de pesquisas e estabilidade nas colaborações.

O PPGSP-UFMG assume como missão gerar e difundir conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos, destacando-se pela excelência na formação de profissionais críticos e éticos, dotados de base científica sólida, comprometidos com a saúde das populações, com a consolidação do SUS e diminuição de desigualdades em saúde.

Ao longo do seu histórico de 28 anos, o Programa destaca-se pela formação de pesquisadores e docentes que desempenham papel importante no desenvolvimento e consolidação do campo da saúde coletiva no Brasil e, especialmente, no Estado de Minas Gerais. A contribuição científica relevante e diversificada está em consonância com os principais problemas de saúde do país e com seus determinantes econômicos, sociais, culturais e biológicos. A produção acumulada tem se pautado, sobretudo, pelo compromisso em fornecer evidências embasadas para subsidiar políticas públicas de saúde e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa tem contribuído para a formação de pesquisadores e docentes que têm desempenhado papel importante na nucleação de outros cursos de pós-graduação e grupos de pesquisa, destacando-se também a inserção dos egressos na docência em diversas universidades do país, representação em agências de fomento e participação em organizações governamentais em nível nacional, estadual e municipal.

Os projetos desenvolvidos utilizam abordagens metodológicas sólidas e inovadoras cujos resultados têm contribuído de forma relevante para a produção do conhecimento com destaque para as doenças e agravos não transmissíveis, a saúde urbana, os determinantes sociais em saúde, as condições de trabalho e saúde e epidemiologia da saúde do idoso, assim como para a produção de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão e alocação de equitativa dos recursos na gestão do sistema e serviços de saúde. Cada um dos nove grupos de pesquisa do PPGSP-UFMG desenvolve atividades que envolvem projetos de pesquisa de alta qualidade realizados em grande parte em parceria com outras instituições, tanto nacionais como internacionais que estão resultando no desenvolvimento de produções bibliográficas reconhecidas no contexto nacional e internacional. Ressalta-se também a  vocação multidisciplinar dos projetos de pesquisa.

O incremento da participação de professores estrangeiros nas atividades docentes têm permitido ao PGSP-UFMG consolidar-se como Programa bilíngue (Português e Inglês), inicialmente, e mais recentemente como trilíngue, dado o avanço das colaborações de diversos docentes com pesquisadores de países de língua Espanhola.

Os egressos do Programa estão preparados para atuar na produção de conhecimentos científicos de alta qualidade e impacto, para atuar na docência em nível de graduação e pós-graduação, de nuclear grupos de pesquisa e atuar na gestão pública e sanitária, na formulação, proposição e avaliação de políticas públicas direcionais para a melhoria das condições de vida, trabalho e saúde da população. Ressalta-se que os egressos do Programa têm sido fortemente absorvidos por centros de pesquisa, secretarias estaduais e municipais de saúde e Ministério da Saúde. Destaca-se a sua incorporação em várias universidades no pais e na própria UFMG. A inclusão desses egressos nestas universidades tem contribuído para a criação de novos programas de pós graduação na área de saúde coletiva como a área de concentração de Nutrição e Saúde Coletiva do Programa de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Ouro Preto, o Programa de Saúde Coletiva do CPqRR, a Pós-graduação em Saúde Coletiva na Universidade da Bahia, campus Vitória da Conquista, onde participam egressos do nosso DINTER, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) na Universidade de São João Del Rei – Campus Centro-Oeste Dona Lindu.