Departamento de Pediatria discute integração com HC

Evento chegou em sua 29ª edição com foco em extensão universitária e assistência à saúde

31 de outubro de 2019 - , ,

Professores do Departamento se reuniram com técnicos-administrativos e representantes da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, da Ebserh e da Escola de Enfermagem. Foto: Carol Morena

Desafios de ensino, pesquisa e extensão foram discutidos no encontro XXIX Encontro do Departamento de Pediatria, ocorrido na última quarta-feira, dia 30 de outubro. Nessa edição, o tema foi tema “Hospital das Clínicas: extensão e inserção do professor” e contou com a participação de professores do Departamento, técnicos-administrativos e representantes da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Escola de Enfermagem.

A articulação entre extensão e assistência à saúde no nonagenário Hospital das Clínicas (HC) esteve em destaque. “O Hospital das Clínicas já foi tema de encontros anteriores e dessa vez focamos em fortalecer a integração dos diversos atores que trabalham em prol dele. Ficamos felizes em reunir representantes de outras unidades, técnicos e professores. Em comum existe a vontade de trabalhar pela instituição”, conta Eleonora Druve, professora e subchefe do Departamento de Pediatria (PED).

Nesse contexto de integração, a mudança da administração do HC para a Ebserh também foi pautada. “Todas as mudanças são desafios e sabemos que problemas complexos não têm soluções simples” pontuou Eleonora. O encontro visou integrar os diferentes setores em busca de soluções conjuntas. “Ficou o sentimento e a pré-disposição de todos para continuarmos esse alinhamento e o fortalecimento da integração”, complementa.

Fotos: Carol Morena

Além da integração entre os diversos agentes que atuam no HC, também foram tema de mesas redondas a história do vínculo entre PED e o Hospital, além da extensão universitária de assistência à saúde e suas perspectivas. Na parte da tarde foram formados grupos de trabalho que aprofundaram em questões da extensão com atividades assistenciais.

Chegando a sua 29ª edição, o Encontro do Departamento de Pediatria discute o tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. Recentemente, já foram temas a otimização do trabalho docente, a formação médica e o novo currículo do curso de Medicina.