Departamento de Pediatria promove reunião científica sobre impasses da adolescência

06 de outubro de 2022 - ,

O Departamento de Pediatria (PED) da Faculdade de Medicina da UFMG retoma as reuniões científicas presenciais com o tema “Adolescências: impasses no campo da Pediatria, construções possíveis e impasses escolares”. O evento será realizado no dia 26 de outubro, às 11h, na sala 268 da Faculdade.

A professora Laura Belizario Lasmar, chefe do PED, explica que há uma lacuna na saúde do adolescente. “Não há um acompanhamento continuado de adolescentes na atenção primária, via de regra. Uma grande questão diz respeito ao racismo, traduzida como o extermínio violento dos jovens negros. A evasão escolar se intensificou na pandemia, e é um fator muito importante na trajetória dos adolescentes. Iremos abordar também o tema da diversidade sexual no âmbito da saúde”, explica.

Nos dois últimos anos, o PED realizou eventos de forma remota. Entre eles, a Mostra Virtual do Observaped “Vivências da Pandemia: como estão nossas crianças e adolescentes?” e o “PedNet UFMG: Inteligência artificial no cuidado à saúde das pessoas”, ambos transmitidos pelo canal da Faculdade no YouTube. A reunião científica de outubro marca a volta presencial desse tipo de atividade, que passa a ser trimestral.

A coordenação do evento é composta pelas professoras Laura Belizario Lasmar, chefe do PED; Márcia Gomes Penido, vice-chefe do PED; Lais Nicoliello, coordenadora científica; e Cristiane de Freitas, coordenadora do projeto de extensão Janela da Escuta.

A equipe do evento destaca que a pandemia nos mostrou a importância da interação presencial na produção do conhecimento e no aprofundamento das relações interpessoais. “O retorno presencial traz o inegável ganho da reflexão conjunta e do debate aliado e indissociável da interação social”, avaliam.

A reunião científica é aberta à comunidade acadêmica e não é necessária inscrição para acesso à sala, mas foi disponibilizado um link para confirmação da presença para certificação dos participantes.

Clique aqui para se inscrever.