Dia Mundial sem Tabaco alerta sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo

Hospital das Clínicas da UFMG presta atendimento gratuito pelo SUS para aqueles que desejam livrar-se do vício.

30 de maio de 2022 - , , ,

Foto: Arquivo Faculdade de Medicina da UFMG.

O ato de fumar tem relação com mais de 50 problemas de saúde, entre eles vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares. Por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), oito milhões de pessoas morrem por causa do tabaco. Por isso, no Dia Mundial sem Tabaco, no próximo dia 31 de maio, instituído para reforçar os malefícios causados pelo cigarro, ações educativas para o controle do hábito de fumar são realizadas em todo o planeta. Neste ano, o tema da campanha global é “Tabaco: Ameaça ao nosso meio ambiente”.

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh presta atendimentos relacionados ao tabagismo por meio do Ambulatório de Dependência Química, que é aberto à população. O paciente consegue marcar uma consulta mediante apresentação de relatório de encaminhamento médico.

“São cerca de 150 pacientes beneficiados por ano. Depois que a pessoa é avaliada pelo psiquiatra, ela entra em um programa de tratamento que pode incluir medicação, substituição da nicotina e educação em grupo. Essa troca de experiências sobre o processo com outros pacientes na mesma situação e o acompanhamento clínico são essenciais”, conta o coordenador do Ambulatório, o psiquiatra do HC-UFMG/Ebserh Frederico Garcia.

Mesmo quem fuma uma vez por dia ou fumou pela primeira vez já consegue sentir os efeitos malignos que o cigarro pode causar ao organismo. Em poucas horas após o primeiro trago, o monóxido de carbono já se espalha pela corrente sanguínea. Com o passar do tempo, aumentam as chances de desenvolver câncer, cegueira, enfisema pulmonar, acidente vascular cerebral (AVC), envelhecimento precoce, entre outros problemas.

No entanto, ao parar de fumar, os benefícios são quase que imediatos. Após 20 minutos, por exemplo, a pressão sanguínea e as batidas cardíacas voltam ao normal. Dois dias depois, não há mais nicotina no organismo. “Depois de 5 anos sem fumar, o paciente passa a ter os mesmos riscos de uma pessoa que nunca fumou, independentemente da duração do tabagismo”, indica Garcia.

Os fumantes geralmente sofrem dois tipos de dependência: a química, que é a necessidade da nicotina, e a comportamental, que é a vontade de fumar diante de situações específicas. Atualmente, diversas estratégias são utilizadas para a cessação do tabagismo, como terapias de substituição da nicotina (adesivos, chiclete, spray nasal, pastilha) e medicamentos.

Atendimento

No HC-UFMG/Ebserh, pessoas dependentes do tabaco são tratadas no Ambulatório de Dependência Química. As consultas acontecem às segundas-feiras pela manhã. O paciente consegue marcar uma consulta mediante apresentação de relatório de encaminhamento médico.

Serviço
Ambulatório de Dependência Química: 6º andar do anexo Bias Fortes, localizado na Alameda Álvaro Celso, 271 – Santa Efigênia.
Atendimento toda segunda-feira pela manhã.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG.