Dor de cabeça: quando procurar um médico?

Sintomas associados à dor podem indicar doenças neurológicas graves, como aneurisma e tumores


31 de outubro de 2022 - , , ,


A dor de cabeça afeta cerca de 140 milhões de pessoas no país, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia. Por ser algo comum, pode ser difícil diferenciar o tipo da dor e saber quando se preocupar com ela.

Por isso, a neurologista e neurofisiologista clínica do Hospital das Clínicas da UFMG, Ana Paula Gonçalves, convidada do Saúde com Ciência desta semana, ressalta que alguns sinais associados a dor de cabeça podem ser alertas para saber quando procurar atendimento médico.

“O paciente deve procurar o médico na primeira dor de cabeça que ele teve na vida, se essa dor de cabeça for a pior que ele já teve, se essa dor vier associada a outros sintomas: dormência na mão, no pé ou alteração visual”, cita a especialista.

A neurologista ainda reforça que se a dor fizer o paciente acordar durante a noite e não melhorar com o uso de analgésicos também devem ser investigadas outras causas por um profissional de saúde. Entre elas, estão doenças neurológicas graves, como aneurisma ou tumores.

“O aneurisma, quando está ‘quietinho’, não dá sintoma. O que dá sintoma é quando ele rompe. Então, quando o paciente sente a pior dor de cabeça da vida, explodindo e intensa, esse é o sinal de que pode ser um aneurisma”, explica. Já os tumores estão associados com outros sintomas, como a dormência e fraqueza.

Tipos de dor de cabeça

Como a maioria das doenças neurológicas, existem diversos tipos de dores de cabeça. As mais comuns são as enxaquecas e as cefaleias tensionais, que não possuem causas específicas. Geralmente, podem acometer pessoas que já tem uma tendência familiar.

No caso da enxaqueca, mesmo que não tenha causas, alguns fatores de risco estão associados ao aparecimento da crise. “Ela é mais comum em mulheres, com aumento de frequência no período pré-menstrual. O uso de hormônios pode aumentar a frequência da enxaqueca”, afirma Ana Paula.

A especialista ressalta que essas dores de cabeça, por enxaquecas ou por cefaleias tensionais, são tratadas melhorando a qualidade de vida, como ter uma rotina de sono regular, uma alimentação saudável e praticar atividades físicas com frequência.

Saúde com Ciência

O programa de rádio Saúde com Ciência desta semana vai explicar os tipos de dores de cabeça, as causas relacionadas e quais gatilhos podem desencadear a dor.

Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.