Estudante da Faculdade entra para lista da UE de jovens líderes

Louison Mbombo está na lista dos 15 jovens líderes mais influentes do mundo e participa de debates na European Development Days

30 de maio de 2019

Estudante de Medicina da UFMG, Louison Mbombo. Foto: Carol Morena

No momento em que se discute no país a redução de investimentos na educação, os bons exemplos continuam surgindo. A União Europeia (UE) colocou o estudante da Faculdade de Medicina da UFMG, Louison Mbombo, na lista dos 15 jovens líderes mais influentes do mundo, em 2019, e que irá enriquecer os debates na European Development Days.

O Congresso organizado pela UE ocorrerá em 18 e 19 de junho, em Bruxelas, capital da Bélgica, e irá discutir as desigualdades na saúde e na educação. Aos 23 anos, Louison apresentará sua experiência com a organização sem fins lucrativos fundada por ele, a “Solidariedade Na Mokili”. A ONG já tratou 30 mil pessoas com malária na República Democrática do Congo e atingiu mais de 10 milhões de pessoas desde sua criação, em 2015.

O estudante foi escolhido dentre 404 candidatos de 99 países para compartilhar suas habilidades, experiências e contribuições com chefes de estados, diplomáticos, acadêmicos, entre outros representantes. Mais de oito mil pessoas são esperadas para o Congresso.

“Levar o nome da UFMG é muito importante porque mostra o que a Universidade está produzindo e o perfil de alunos que ela forma. Isso em um evento em que o mundo inteiro vai participar”, ressalta Louison Mbombo.

Em 2017, o projeto da ONG “Solidariedade Na Mokili” de combate à malária no Congo foi vencedor da competição de empreendedorismo cidadão da Unesco, com 1º lugar na categoria popular e o 3º geral. A meta, agora, é erradicar a malária até 2030. Para isso, a proposta é avançar na prevenção e investigação da malária, angariar fundos para o tratamento e fornecer educação sanitária às famílias.

O estudante, que embarca para Bruxelas em 9 de junho, acredita que esta será uma oportunidade para firmar parcerias. “Fui convidado para participar da sessão sobre o fundo global para luta contra malária, HIV e tuberculose. É uma grande oportunidade, pois são eles que fazem esse tipo de financiamento do projeto que tenho. São as pessoas certas para financiar o meu projeto e para dar mais visibilidade”, avalia.

Louison Mbombo também foi convidado para participar de outro evento na União Europeia, o Friends of Europe, que propõe reflexões e debates sobre políticas que enfrentem os desafios modernos.

Destaques

Além de Lousion, outra brasileira, Leticia Pinheiro Rizério Carmo, de 24 anos, formada pela UFMG em Engenharia Civil, também integra o grupo de jovens líderes escolhido pela Comissão Europeia. Atualmente Leticia é bolsista da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável, programa da ONU, onde desenvolve o projeto “As vozes das mulheres de Belo Horizonte: construindo coletivamente espaços públicos seguros e inclusivos para todos”.