Estudantes de Medicina disponibilizam podcasts sobre a pandemia
AVASCast reúne estudantes, professores e jornalistas para a produção de áudios com conteúdos científicos sobre a pandemia e seus impactos
20 de julho de 2020 - avascast podcast, coronavírus, podcast

Já são quase quatro meses de isolamento e distanciamento social no país. Mas durante todo esse período, estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG não ficaram parados. Mesmo à distância, a equipe do projeto de extensão AVASCast tem buscado contribuir para o enfrentamento da pandemia e usa como principal ferramenta a produção de podcasts.
Um total de 16 programas está disponível no site e distribuído em diferentes plataformas de áudio, com informações científicas e linguagem acessível para quem busca se atualizar sobre questões relacionadas à covid-19 e seus impactos.
Além disso, toda terça-feira é disponibilizado um episódio novo, com entrevistas com especialistas para serem ouvidas a qualquer hora e lugar. No perfil no Instagram (@Avas21), é possível acompanhar todas as atualizações sobre os episódios inéditos.
Temáticas
Temas como o combate a inatividade física durante o isolamento social, cuidados com os idosos frágeis e testes laboratoriais para a covid-19 são discutidos com a profundidade e seriedade necessárias para o momento. Mas tudo da maneira dinâmica, aos moldes de um podcast, e com o apoio técnico do Centro de Comunicação Social da Faculdade.
“Além disso, outros temas como o impacto social e manejo de pacientes direcionados aos profissionais são também contemplados nas discussões dos programas”, complementa a integrante da equipe e estudante do 7º período de Medicina da UFMG, Isadora Alves Ventura Marciano.
O que é?
O AVASCast integra o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Século 21 (AVAS21), programa da Faculdade que busca promover a tecnologia no ensino da saúde.
“O projeto conta com a participação de professores e alunos na produção de episódios de podcasts com temáticas diversas para dois tipos de público alvo: a comunidade acadêmica e a comunidade em geral”,
explica a coordenadora do projeto e do AVAS 21, professora Rosália Torres.
O estudante do 9º período de Medicina, Samuel Rosa Ferreira, conta que a intenção é levar a divulgação científica a maior número de pessoas, missão que só é possível a partir do envolvimento dos alunos.

“É muito gratificante ver o projeto sendo executado, principalmente quando percebemos o quanto todos os alunos estão engajados em todas as etapas, desde a escolha dos temas e dos convidados, elaboração dos roteiros, gravação dos episódios e edição, até a divulgação”, comenta.
Como ouvir?
Os áudios são disponibilizados em diferentes plataformas (Anchor, Breaker, Google Podcasts, Pocket Casts, RadioPublic e Spotify).
Ficha técnica:
Alice Lanna; Álvaro Lucca; Cristiana Afonso Leitão; Elke Valle; Fernando Torres; Gabriela Costalonga; Gustavo Monteiro; Helena Raquel; Hugo Couto; Isadora Ventura; Laura Parreiras; Samuel Ferreira; Samuel Morelli.
Coordenação: Rosália Torres
Orientação docente: Carolina Coimbra Marinho, Cristina Costa Duarte Lanna, Marco Túlio Gualberto Cintra, Rosália Torres
Orientação técnica: Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG.