Estudo internacional aborda novo teste e mudança de nome da síndrome de polidipsia e poliúria


22 de novembro de 2023 - , , ,


A UFMG participa de um estudo de alto impacto sobre polidipsia e poliúria publicado na última quinta-feira (16 de novembro) no New England Journal of Medicine. A pesquisa trata de um novo procedimento para diagnóstico da condição chamada de síndrome de polidipsia e poliúria, quadro observado em pessoas que bebem água exageradamente por hábito, assim como por deficiência ou resistência ao hormônio arginina vasopressina (AVP).

O estudo é coordenado pelas professoras Juliana Beaudette Drummond e Beatriz Santana Soares Rocha, do Departamento de Clínica Médica (CLM) da Faculdade de Medicina da UFMG. A pesquisa apresenta uma comparação entre dois testes diagnósticos, que dosam a molécula copeptina após estímulo com arginina ou solução salina.

A publicação também marca um momento importante que é a mudança de nome da síndrome, antes chamada de diabetes insipidus. “O objetivo é aumentar a segurança no tratamento dos pacientes, já que muitas pessoas, inclusive profissionais de saúde, confundem o diabetes insipidus com o diabetes mellitus, doença muito mais comum. Essa é uma iniciativa internacional de várias sociedades de endocrinologia e de pacientes ao redor do mundo chamada ‘Renomeando o Diabetes Insipidus’”, explica a professora Juliana Drummond.

Leia mais no site da Faculdade de Medicina da UFMG