Evento da Prograd debate ensino mediado por tecnologias digitais no ensino superior

25 de abril de 2022 - , , , ,

No dia 29 de abril, sexta-feira, acontece a abertura das atividades do Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (LabDocências) com o Encontro Temático “Transições? – Ensino híbrido, remoto e presencial: das realidades que temos para as transições que queremos”.  O evento será realizado das 14h às 16h30, pelo canal da Coordenadoria de Assunto Comunitários (Cac) no YouTube.

A atividade conta com a presença de Ilma Bicalho Sousa Daniel, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e Virgílio Augusto Fernandes Almeida, do Departamento de Ciência da Computação (DCC). A proposta dos Encontros é debater temas contemporâneos sobre a docência no ensino superior. Em 2022 o objetivo é dar visibilidade às questões que emergiram no momento pandêmico e pós-pandêmico em virtude do uso compulsório e intensificado de tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem na educação superior.

O LabDocências é uma ação da Diretoria de Inovações e Metodologias de Ensino (GIZ) da Prograd que visa oferecer apoio acadêmico para o desenvolvimento político-pedagógico de processos que compreendam a concepção, o planejamento, a implementação, a avaliação e a reformulação de percursos formativos docentes e discentes, com vistas a ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e a colaborar para a constituição de uma rede de compartilhamento de experiências educacionais socialmente referenciadas no âmbito da universidade.

O Laboratório oferece atividades de assessoria, minicursos, oficina, grupos de colaboração, além de promover o Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no site do Giz.

Congresso

Esse Encontro também faz parte das ações que antecedem o VI Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino no Ensino Superior e Tecnológico (CIM). O evento, interinstitucional, envolve a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a UFMG, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).

O CIM acontecerá de 21 a 25 de novembro com o tema “O que a pandemia nos ensinou? Dos desafios do ensino remoto à problematização do ensinar-aprender na Educação Superior e Tecnológica”.

As informações sobre o Congresso podem ser encontradas no site do evento.

(Comunicação da Prograd)