Faculdade de Medicina da UFMG faz seleção de estudante para bolsa afirmativa do Grupo Carrefour Brasil via TAC

01 de março de 2024

A Faculdade de Medicina da UFMG está com inscrições abertas para seleção interna de estudantes negros (as) para o preenchimento de uma bolsa de estudos e permanência, disponíveis para o curso de Medicina. A bolsa é oriunda do Edital de Ações Afirmativas do Grupo Carrefour Brasil via Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que está investindo R$ 68 milhões em Bolsas de Estudos para cursos de Graduação e Pós Graduação para pessoas negras em todo o país.

A Faculdade participou do edital de Chamamento Público para Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação em Instituições de Ensino Públicas e Privadas – 2022, promovido pelo “Grupo Carrefour Brasil”.

A inscrição deve ser feita pelo Google Forms. Os alunos interessados têm do dia 4 ao 10 de março para submeter suas candidaturas.

Os estudantes interessados deverão atender aos seguintes requisitos:
● I. Para serem selecionados, os alunos e alunas deverão estar matriculados e matriculadas na instituição de ensino entre o primeiro e o penúltimo ano dos cursos de graduação ou programas de pós-graduação.
● II. Não interromper, suspender ou restringir de qualquer forma a concessão de outras bolsas ou benefícios aos alunos e alunas que forem selecionados para receber a bolsa de estudo objeto deste Acordo. As bolsas deverão ser cumulativas, salvo quando os estudantes forem beneficiados por bolsas do CAPES, FAPESP e CNPq;
● III. O candidato não deve ocupar cargo ou emprego público, ou estar a vinculado a qualquer empresa, que realize ou possam realizar auditorias e atividades de fiscalização no GRUPO CARREFOUR;
● IV. Os selecionados deverão respeitar os critérios indicados no Termo de Ajuste de Conduta (TAC);
● VI. O candidato deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudo integral;
● V. O candidato deve ser oriundo de família com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita;
● VI. Ser considerado negro ou negra, em processo de heteroidentificação. A heteroidentificação é etapa obrigatória do processo de seleção e deverá ser realizada pela Instituição de Ensino, sob sua integral responsabilidade, em todos os estudantes que se candidatarem às bolsas objeto do Acordo assinado. (Caso o aluno não tenha passado pela banca de heteroidentificação na matrícula, será solicitado atendimento específico para este edital.)

Link para inscrições.

O objetivo é selecionar estudantes que preencham as exigências e todas as condições previstas no Edital Carrefour 2022 (acesse o edital). Antes de fazer sua inscrição, leia o Edital, o Termo de Compromisso do Aluno (Anexo I do Edital) e o Termo de Cooperação. Certifique-se de atender todos requisitos.