Faculdade de Medicina promove evento para celebrar e debater a paternidade
Para refletir a paternidade, a Instituição promove um MedCine especial e a exposição Nossos Pais com fotos de trabalhadores da Unidade com seus filhos
03 de agosto de 2022 - Evento, Institucional, paternidade
Em comemoração ao Dia dos Pais, a Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG promove uma roda de conversa sobre os diversos aspectos da paternidade. O evento será realizado no dia 10 de agosto às 13h30 na sala Amílcar Vianna e contará com a participação do projeto MedCine, que exibirá dois curtas-metragens acerca da temática. Na oportunidade também será inaugurada a exposição Nossos Pais, que reúne fotografias de funcionários da Faculdade e seus filhos.
O projeto MedCine atua, desde 2005, na promoção de sessões de filmes e debates sobre temas de interesse médico e social. E nesse evento comemorativo aos pais, haverá a apresentação das animações Alike, de Daniel Martinez e Rafa Mêndez, e Hair Love, de Matthew Cherry, que abordam os desafios da paternidade.
Após a exibição dos filmes, haverá uma roda de conversa com os professores Helian Nunes, do Departamento de Saúde Mental (SAM); André Cabral, do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS); dos funcionários da Infraestrutura Sérgio Correia e Maxwell Souza, além do estudante de Medicina, Marcos de Souza.
Para além de uma celebração institucional, a professora Alamanda Kfoury, diretora da Faculdade de Medicina, destaca que essa será uma oportunidade de refletir sobre a paternidade. “É uma ocasião favorável para pensar sobre o papel do pai, entender seus desafios e permitir uma troca de experiências entre os vários pais da universidade: o pai estudante, o pai docente, o pai técnico-administrativo e tantos outros”, declara ela.
Além desse momento, a exposição Nossos Pais ficará disponível no hall da Faculdade, entre os dias 10 e 19 de agosto. As fotografias e depoimentos foram enviadas pelos pais através de um formulário disponibilizado pelo Centro de Comunicação Social (CCS).
A diretora da Faculdade ainda reforça que o evento será uma oportunidade para que a Instituição possa compreender as implicações da paternidade na comunidade acadêmica. “Quando um pai está aqui na Faculdade, ele é um trabalhador, um estudante, mas ele não deixa de ser pai. Então é importante haver um espaço para refletir e debater sobre esse papel tão relevante”, afirma.