Faculdade inaugura o Complexo do Laboratório de Simulação
Atualmente o Labsim é utilizado para diversas disciplinas dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Radiologia, incluindo aquelas ofertadas em conjunto para capacitação de residentes vinculados ao Hospital das Clínicas da UFMG.
15 de fevereiro de 2022 - Cetes, Evento, Infraestrutura Operacional, Laboratório, LABSIM, Simulação, Simulação em Saúde
Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, a Faculdade de Medicina da UFMG inaugurou o Complexo do Laboratório de Simulação (Labsim), composto por 4 alas. A cerimônia aconteceu na ala 3, a construção mais recente, que está localizada no 3º andar e conta com uma área de 1.382m². Participaram do evento a reitora da Universidade, diretores da Faculdade, coordenadoras dos colegiados dos cursos de graduação da Instituição e do Labsim, além de convidados.
“Essa nova área física foi pensada para propiciar um espaço qualificado para a Avaliação Objetiva e Estruturada do Desempenho Clínico (Osce) e para as estações práticas de casos clínicos com videodebriefing, uma técnica mais atual e utilizada na metodologia de ensino baseado em simulação”, contou a professora e coordenadora do Labsim, Maria do Carmo Barros de Melo.
Além das salas específicas para a Osce, há uma copa para funcionários e professores que utilizam o laboratório, camarim para a participação de atores no ensino baseado em simulação, amplo almoxarifado, auditório com espaço para tradução simultânea, diversas salas multiuso e manequins. “Com isso, o novo espaço possibilita diversas práticas e estimula o aprendizado usando uma metodologia ativa, que é a simulação”, pontuou a coordenadora.
Entrando pela primeira vez na ala 3, o professor Tarcizo Nunes relembrou o percurso para autorização do projeto e captação de recursos para construção do espaço durante sua gestão como diretor da Faculdade (2014-2018). “Vendo o laboratório pronto, não dá para imaginar como foi o caminho até aqui. Foi uma luta e esforço de muita gente para que isso acontecesse. Sozinhos jamais conseguiríamos. Parabéns a todos por essa realização muito importante para nossa Escola. Espero que esse feito renda muitos frutos”, afirmou.
O professor e diretor da Faculdade, Humberto José Alves, reforçou o agradecimento a todos que contribuíram e contribuem com o Labsim: “É assim que construímos, cada um fazendo aquilo que faz de melhor. Em nome desta Diretoria e a anterior, agradecemos a todos os funcionários, técnicos-administrativos, professores, estudantes bolsistas e estagiários, os colegiados, aqueles que trabalharam na obra e todas as pessoas que atuaram em todos os processos deste laboratório, incluindo a Reitoria com todo seu apoio. É um prazer fazer parte desse momento histórico”.
“Conheci esse espaço há pouco tempo. Sabia da obra, mas não imaginava a dimensão e qualidade desse laboratório. A conclusão mostra que o projeto foi bem feito e que os esforços valeram. Essa realização será importante para os três cursos da Faculdade, mas também para todo o complexo da Saúde e para a sociedade como um todo”, parabenizou a reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, que também reconheceu o desafio de construir espaços como esse no contexto do serviço público.
Atuação múltipla
Em relação às outras alas do Complexo do Labsim, a professora Maria do Carmo informou que uma é usada principalmente pelo Curso Superior de Tecnologia em Radiologia e outra especialmente pela Fonoaudiologia. “O nosso laboratório de Fonoaudiologia é, inclusive, o mais bem equipado da América Latina”, destacou. E ainda há um projeto para a ala 4, no terraço acima do Laboratório, que objetiva disponibilizar uma carcaça de ambulância ou de helicóptero para promoção de atividades interativas para os alunos e cursos de extensão sobre suporte básico de vida para a comunidade geral.
“Esse laboratório foi muito sonhado e pensado. Para equipá-lo, foram necessárias várias verbas, como do PRO Saúde, da ProGrad e da própria Faculdade de Medicina. Essa é uma construção conjunta e estamos muitos felizes em inaugurar oficialmente”, comentou Maria do Carmo.
De acordo com ela, o Labsim ficou pronto em maio de 2020 e começou a ser utilizado em setembro para diversas disciplinas. A ideia agora é equipar melhor os circuitos de comunicação de áudio e vídeo, porque é importante que as práticas simuladas sejam filmadas para que seja utilizado o debriefing, uma metodologia em que é passado um feedback de forma interativa para o aluno, permitindo que ele veja o que realmente fez e reflita melhor sobre suas ações, facilitando sua memorização e aprendizado para prestar uma assistência mais elaborada ao atender um paciente real futuramente.
Além disso, tem como objetivo buscar que outras áreas da saúde participem desse laboratório, para que os cursos tenham maior interação com seus pares, com práticas interprofissionais, possibilitando que o aluno exerça melhor o trabalho em equipe multiprofissional. “O uso do laboratório tem sido cada vez mais ampliado. E esperamos que isso seja ainda mais com o retorno das atividades presenciais. É uma área física adequada, por isso esperamos que os professores responsáveis pelas diversas disciplinas práticas busquem o Labsim como um cenário de ensino”, acrescentou.
“É importante ressaltar que o Laboratório tem sido muito útil durante esse período de pandemia, pois muitos campos de estágio não estão aceitando o número usual de alunos. Então foi feito um rodízio, sendo que parte da turma ia para o Labsim para ter acesso à prática simulada e parte para ter a prática real no campo. Tem sido um benefício muito grande”, informou.
Ela explica que as práticas simuladas fazem parte das diretrizes curriculares do curso médico, por exemplo, estabelecido pelo Ministério da Educação. E são importantes por possibilitar algumas atividades que o aluno talvez não vivencie nos estágios e curso, como uma intubação traqueal, um parto com complicações ou casos específicos. É uma forma de ver a teoria estudada e aplicar de forma mais ética, sem a necessidade de pacientes reais.
História do Labsim
Em 1975, a comissão responsável pelo Processo de Desenvolvimento Curricular do curso de Medicina da UFMG implantou a Disciplina Prática Hospitalar, que contou com conjunto de professores e funcionários a frente da fase de implantação.
Em 1994, com a mudança do currículo do curso médico, a disciplina Prática Hospitalar desmembrou-se em Prática de Saúde A e B, sendo que a Escola de Enfermagem da UFMG assumiu a coordenação da primeira, já que o módulo Enfermagem detinha maior carga horária.
Em 1995 foi proposta a criação do Centro de Tecnologia Educacional em Saúde (Cetes) na Faculdade de Medicina, sendo o Labsim vinculado a ele.
Em 2001 foi inserido o módulo de “Tutoria” na disciplina na Prática de Saúde B, que após nova reforma curricular, tornou-se uma disciplina obrigatória no Ciclo Básico e optativa no Ciclo Profissional, mantendo interlocução permanente com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina (Napem).
A partir de 2003 o Cetes, já contando com a participação dos professores Maria do Carmo Barros de Melo e Humberto José Alves, iniciou atividades na Comissão de Tecnologia do Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares das Escolas Médicas (PROMED).
A partir de 2007, a professora Maria do Carmo Barros foi designada para coordenar o Labsim. E em 2014, a professora Priscila Menezes Ferri Liu passou a atuar como subcoordenadora.
Até esse momento, não havia funcionários da UFMG alocados no serviço, o qual contava com estagiários e monitores da Prograd, sendo necessário capacitações repetidas para que a atuação fosse adequada. Só a partir de janeiro de 2018 que dois auxiliares de enfermagem passaram a compor o quadro de servidores. Em janeiro de 2019 foi alocada uma funcionária técnica administrativa e, em outubro de 2021, um enfermeiro.
Gradativamente o Laboratório foi contemplado com modelos para Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica, simulador de ultrassonografia, manequim para ensino de Cardiologia (Harvey), reanimação cardiorrespiratória, intubação, videolaparoscopia, broncoscopia, endoscopia digestiva alta e baixa, administração de medicamentos, entre outros. A área física também foi expandida, sendo adaptadas salas de debriefing e de ausculta.
Hoje o Labsim é um grande centro de simulação, referência entre as universidades brasileiras, em especial para as públicas.
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