Hospital das Clínicas da UFMG faz campanha de doação de leite materno

Toda mãe em período de amamentação pode ser uma doadora.

19 de março de 2024 - , , , ,

Divulgação Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais/EBSERH

Considerado o melhor e principal alimento a ser ofertado para recém-nascidos, o leite materno contém todos os nutrientes necessários para alimentação e proteção dos bebês. Segundo orientação do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o aleitamento materno é um direto das mães, independe de sua condição social, assim como é direito da criança receber esse alimento desde as primeiras horas de vida.

Em 2024, o banco de leite humano do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, que integra a Rede Ebserh, completa um ano de funcionamento. Inicialmente, enquanto Posto de Coleta, o serviço já funcionava há aproximadamente 15 anos prestando orientação, apoio ao aleitamento materno e auxiliando as mães na retirada de leite para alimentar seus próprios bebês.

Como Banco de Leite Humano, o espaço aprimorou a prestação de serviços passando a dispor de equipamentos necessários para pasteurização do leite, um procedimento necessário que visa garantir a oferta do alimento com qualidade e livre de contaminações por bactérias ou vírus. Desta forma, ampliou a oferta do leite, já que os bebês podem ser alimentados pelo leite de outras mulheres, além de suas próprias mães. De acordo com a referência técnica do serviço, professora Faculdade de Medicina da UFMG, Maria Cândida Ferrarez Bouzada, em média são alimentados mensalmente 46 recém-nascidos, com o leite distribuído pelo banco de leite do HC-UFMG/Ebserh.

Os recém-nascidos beneficiados pelo leite humano doado e pasteurizado são aqueles em condição de baixo peso, prematuridade ou devido a critérios médicos para atender situações específicas em seu quadro de saúde. A cada 300 ml de leite materno doado e pasteurizado é possível alimentar 10 bebês por dia, conforme dados da Fundação Osvaldo Cruz, Fiocruz.  Por isso, a professora Maria Cândida alerta, “toda mulher que amamenta é uma possível doadora, inclusive a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou, recentemente, nota pontuado que mães enlutadas pela perda do bebê também podem doar leite materno”, afirmou.

Para ser uma doadora de leite materno, a mulher em período de amamentação precisa estar com boa saúde; não fazer uso de determinados medicamentos ou bebida alcoólica; não ser fumante; estar com os exames atualizados. Em todo Brasil, mulheres que desejam ser doadoras podem acessar o local mais próximo de sua residência no site da Fiocruz, através do link https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs.  Em Belo Horizonte, um desses locais é o Banco de Leite Humano do HC-UFMG/Ebserh. Importante que as mulheres saibam também que podem acessar os bancos de leite para buscar orientações e apoio no processo de amamentação.

O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, sendo referência internacional por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta qualidade tecnológica. No HC-UFMG/Ebserh, o serviço faz parte da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), da qual o Brasil é o país gestor. Maria Cristina Cassiano, Nutricionista, destaca o pioneirismo do país neste serviço “Temos tecnologia de ponta para o manejo de doações de leite, por exemplo, foi a Rede Global de Bancos de Leite Humano quem instituiu, na década de 1980, o uso de frascos de maionese e de café solúvel para armazenamento seguro do leite materno, substituindo os frascos de vidro fabricados para esse fim, que tinham custo muito maior.”, acrescentou.

Para informações sobre doação ou orientação sobre aleitamento materno

Banco de Leite Humano, Hospital das Clínicas – UFMG/Ebserh:Avenida Alfredo Balena, 110, Centro, CEP: 30130-100. Belo Horizonte (MG). Telefone: (31) 3307-9350.

Rede Ebserh

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comunicação Social do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais