Inverno exige atenção redobrada à asma

Na semana do Dia Nacional de Controle da Asma (21/06) e início da nova estação, programa de rádio reapresenta série “Asma e Alergias”


17 de junho de 2016


Na semana do Dia Nacional de Controle da Asma (21/06) e início da nova estação, programa de rádio reapresenta série “Asma e Alergias”

ImpressãoA asma é responsável por cerca de 350 mil internações anualmente no Brasil, o que significa que a doença é uma das quatro principais causas de hospitalização no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a chegada da “estação mais fria” no próximo dia 21, alguns cuidados devem ser intensificados, já que os sintomas da asma podem se tornar mais graves devido às gripes e resfriados.

De acordo com a pneumologista pediátrica e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Laura Lasmar, o paciente deve ir ao médico para verificar a adequação do seu medicamento de controle. “É importante evitar a presença do cigarro, pois a fumaça pode auxiliar no desencadeamento de uma crise. Além disso, vacinar-se contra a gripe e estar atento ao sintoma de pré-crise, que é uma tosse seca frequente”, acrescenta a professora.

Dentre os sintomas agravados pela gripe, a professora cita sensações de sufocamento, com o indivíduo apresentando dificuldades para expirar. A presença de alergênicos também tem relação com as crises, já que a maioria dos asmáticos é alérgica. “O ar entra pelo nariz e passa pelos brônquios. Com os estímulos provocados pela poeira ou epitélio de animais, esses brônquios podem se fechar, levando às crises asmáticas”, afirma Laura.

Inverno começa nesta terça-feira. Foto: Reprodução

Inverno começa nesta terça-feira. Foto: Reprodução

A pediatra pondera, no entanto, que nem sempre existe ligação entre asma e alergias – ela calcula em 70% as pessoas com asma que têm rinite alérgica. Nos outros casos, os cuidados devem ser direcionados para os sinais típicos da doença. “Toda vez que muda o tempo ou quando a pessoa adquire alguma gripe, ela manifesta uma tosse seca muito frequente, diferentemente daquela da gripe. Então o paciente pode ficar com o peito carregado e com alguma dificuldade respiratória”, reforça.

Sendo assim, é recomendável evitar a prática de exercícios nos dias mais frios, além de estar sempre com a chamada bombinha de ar. “É necessário que a asma seja tratada com as bombinhas, que são os sprays que levam o medicamento direto aos pulmões. São antiinflamatórios distribuídos gratuitamente pelo SUS, já que a asma é um processo de inflamação no pulmão”, conclui Laura Lasmar.

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h.

O programa também é veiculado em outras 177 emissoras de rádio, distribuídas por todas as macrorregiões de Minas Gerais e nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Massachusetts, nos Estados Unidos.