Jogo “Covid-19 Você Sabia?” é premiado em concurso da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde


22 de junho de 2021 - , , , , , , , , ,


Em terceiro, da esquerda para a direita, o professor Juliano Gaspar represetando o jogo “Covid-19 Você Sabia?” no evento com os cinco finalistas do concurso. Print da tela

No último sábado, 19 de junho, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) divulgou o resultado do seu “Concurso Nacional de Projetos Digitais: Uso de tecnologia na luta contra a Covid-19”, realizado com o objetivo de  incentivar a inovação de alta qualidade em projetos digitais voltados à pandemia e estimular o desenvolvimento de talentos. Dos 108 projetos inscritos, o jogo “Covid-19: Você sabia?”, uma ação de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG, ficou em 3º lugar.

“Essa premiação destaca nacionalmente o esforço da UFMG no enfrentamento da covid-19. O jogo-sério é uma forma lúdica de interlocução entre a ciência e a sociedade, direcionando as necessárias mudanças de hábitos durante a pandemia e levando a melhor evidência científica ao público jovem”

Professora Zilma Reis, coordenadora da ação e do Centro de Informática em Saúde (Cins) da Faculdade

“É gratificante quando você faz um trabalho voltado para sociedade com o intuito único de ajudar e, de forma voluntária, tem um retorno como este da sociedade, seja da população que utiliza o jogo ou dos especialistas que avaliaram os 108 projetos”, acrescenta Juliano Gaspar, professor da Faculdade, cientista da computação com especialidade em saúde digital e integrante da equipe.

Foi Juliano quem apresentou o jogo no evento de sábado, dedicado aos cinco projetos finalistas, e declara que toda a equipe ficou honrada de estra junto com outros projetos de soluções e ideias inovadoras, como métodos de diagnósticos da covid-19 com utilização de inteligência artificial, promoção de teleconsultas ou identificação de postos com vacinas disponíveis, por exemplo. “Foi um lembrete para nós que a educação e informação clara e objetiva são tão importantes quanto outras formas de prevenção, diagnóstico e tratamento desta doença”, pontua.

Ele conta que os comentários dos avaliadores foram muito positivos. Elogiaram o ciclo completo da metodologia usada no jogo: a fundamentação teórica com informações exclusivamente da Organização Mundial de Saúde, o desenvolvimento do jogo, a criação de um design próprio, a divulgação, avaliação dos resultados de utilização durante o primeiro ano e a publicação dos resultados em revista científica. Dessa forma, de acordo com o professor, esse projeto é útil não só para a situação atual desta pandemia como, também, servindo de modelo que pode ser aplicado em outras situações.

“Nós acreditamos que pessoas bem informadas podem tomar decisões conscientes e adotar comportamentos positivos para protegerem a si e a seus familiares. Esperamos que o jogo continue a combater a desinformação sobre o tema e ampliar o engajamento da população às medidas de prevenção contra a covid-19”

Professor Juliano Gaspar

Confira o vídeo sobre o jogo:

Uma ação conjunta em combate ao coronavírus

O jogo “Covid-19: você sabia?” foi lançado em menos de um mês após o primeiro caso confirmado da doença no Brasil, com o objetivo de divulgar informações de qualidade sobre a covid-19 entre o público jovem.

Disponível gratuitamente para download nas principais lojas de aplicativos (Play Store e Apple Store), soma mais de 31 mil acessos entre abril de 2020 e junho de 2021. Agora também conta com uma versão em inglês e espanhol, possibilitando o acesso a usuários da América Latina, EUA, Europa e Índia, por exemplo, além de uma nova sessão sobre vacinas, com recomendações atualizadas.

Para promover a informação e prevenção ao coronavírus, de forma lúdica atrativa, pensando na acessibilidade e experiência do usuário, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar. Além de Zilma Reis e Juliano Gaspar, da Faculdade de Medicina participam a professora Eura Lage e o cientista de computação Isaias Ramos do CINS, além de estudantes da Instituição. Eles se unem aos professores Fernando José e Érico Mineiro, além de estudantes, do curso de Design da Escola de Arquitetura da UFMG.

O jogo também contou com recursos da Reitoria da UFMG, provenientes do Ministério da Educação (MEC) para sua realização.

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