Lançamento do site GBD Brasil acontece no dia 10 de maio

05 de maio de 2023 -

Foto: Divulgação

No dia 10 de maio, quarta-feira, às 17h, será realizado no canal do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG no Youtube o lançamento do site GBD Brasil, com o objetivo de disseminar os resultados do estudo Carga Global de Doenças (Global Burden of Disease, GBD) referentes ao país, democratizar o acesso e fomentar o uso dessas informações.

O evento é organizado pelos coordenadores da Rede GBD Brasil, professores Deborah Carvalho Malta, da Escola de Enfermagem, e Antonio Luiz Pinho Ribeiro, da Faculdade de Medicina da UFMG. Contará com a participação dos pesquisadores do Institute for Health Metrics and Evalution (IHME), Chris Murray e Mohsen Naghavi, da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel e de representante da reitoria da UFMG.

De acordo com a professora Deborah Malta, a ideia de criar uma plataforma on-line partiu, inicialmente, da necessidade identificada pela Rede de tornar público o trabalho desenvolvido e seus resultados.

Recentemente, o grupo propôs o desenvolvimento de uma base de dados subnacionais sobre mortalidade, segundo a metodologia de tratamento de dados do GBD. Um esforço conjunto entre pesquisadores da Rede GBD Brasil, técnicos do DAENT/SVSA/Ministério da Saúde e pesquisadores do IHME resultou na produção de estimativas de mortalidade por Regiões de Saúde brasileiras no âmbito do estudo GBD. Essas informações também estarão disponíveis no site GBD Brasil, na forma de um painel de dados. “Desse modo, estudantes, pesquisadores, profissionais, formuladores de políticas de saúde e outros atores interessados no tema poderão interagir com um painel dinâmico de visualização de estimativas corrigidas de mortalidade, relativas a unidades geográficas brasileiras menores”, relata a professora Deborah.

O evento de lançamento do site será aberto à comunidade interna e externa da UFMG, sem necessidade de inscrição prévia.

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem