Morre a professora Elza Machado de Melo, referência em política para mulheres

Velório ocorre nesta segunda, dia 8, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina; docente coordenava o projeto Para Elas, que lhe valeu o Prêmio Bom Exemplo, em 2018


08 de maio de 2023


Foto: Arquivo / Faculdade de Medicina da UFMG

Morreu neste domingo, dia 7, aos 67 anos, a professora Elza Machado de Melo, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, considerada uma importante liderança no desenvolvimento de iniciativas de acolhimento a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. Seu corpo está sendo velado nesta segunda, dia 8, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina (até as 15h30). Em seguida, haverá um cortejo até o Cemitério Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, em Venda Nova, onde será sepultado às 17h.

“Estamos todos enlutados. A professora Elza foi uma referência na área de saúde pública e uma inspiração para todos nós em sua defesa incondicional da universidade pública e das políticas para as mulheres. A UFMG deve muito ao seu trabalho pioneiro e de impacto social”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

A diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury, pontua que Elza foi referência e inspiração na defesa das mulheres e na cultura da paz. “Ela, do seu jeito delicado, foi capaz de defender com muita firmeza os direitos das mulheres, em especial as vítimas de violência. Foi uma genuína professora e ativista, com projetos de ensino, pesquisa e extensão. Sobretudo, vou lembrar de sua alegria e cultura da paz”, define.

Em nota, a Faculdade de Medicina lamentou a morte da professora.

Professora titular da Faculdade de Medicina, onde ingressou em 1982, Elza Melo era graduada em Medicina pela UFMG (1980), mestre em Ciência Política (1994), também pela UFMG, e doutora em Medicina Social (1999). Fundou e coordenou o Núcleo de Promoção de Saúde e Paz da Faculdade de Medicina, o Programa de Pós-graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência – Mestrado Profissional e o Ambulatório de Práticas de Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Violência e Vulnerabilidade – Para Elas, onde é desenvolvido o projeto de extensão Para Elas. Por Elas, Por Eles, Por Nós.

Saúde pública
Por conta de sua trajetória em defesa dos direitos das mulheres, Elza Melo foi agraciada com o Prêmio de Personalidade Médica de Minas Gerais (categoria Saúde Pública), em 2017, conferido pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerias, pela Associação Médica de Minas Gerias e pelo Sindicato dos Médicos de Belo Horizonte. Foi eleita Personalidade de 2018 – Prêmio Bom Exemplo, concedido pela TV Globo Minas, Fundação Dom Cabral, Fiemg e Jornal O Tempo.

Por ocasião da concessão do prêmio Bom Exemplo, Elza Melo lembrou que a violência é um dos maiores problemas de saúde pública enfrentados no país. “Ele tem comprometido a vida e a saúde de muitas pessoas. É preciso produzir conhecimentos, reconstruir práticas capazes de abordar essa questão e abrir frentes para superar a violência”, defendeu a professora na reportagem da Globo Minas que apresentava as ações do Para Elas.

No mesmo ano, o Projeto Para Elas foi tema de reportagem da TV UFMG. Assista:


Com Centro de Comunicação da UFMG