Nota de Falecimento: Enio Cardillo Vieira

31 de maio de 2022 - ,

Imagem do professor Enio Cardillo, reproduzida de vídeodepoimento do Youtube

A Diretoria do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG comunica com enorme pesar o falecimento, neste sábado, 28 de maio, aos 89 anos, do professor emérito do ICB Enio Cardillo Vieira.

Aposentado no Departamento de Bioquímica e Imunologia, nutrólogo, pesquisador renomado em diferentes áreas, ele era pai da professora Leda Quércia, do mesmo Departamento. De acordo com seu desejo expresso, seu corpo foi doado à Faculdade de Medicina da UFMG para o ensino de anatomia.

Dentre vários feitos na pesquisa, ensino e administração, atividades nas quais sempre se destacou, foi importante articulador da criação do Departamento de Bioquímica e Imunologia, tendo sido chefe do mesmo e coordenador da pós-graduação nessa área. Ele também ocupou a cadeira 55 da Academia Mineira de Medicina. Referência brasileira em Gnotobiologia — criar barreiras isoladoras de patógenos para tornar animais de pesquisa livres de germes –, ainda atuou como médico clínico geral, sendo reconhecido como nutrólogo, especialidade que seguia exercendo. Ele também escreveu livros – com colaboradores – sobre química fisiológica e sobre bioquímica celular e biologia molecular, além de dezenas de artigos e palestras, científicos e de divulgação científica.

Responsável pela formação de várias gerações de profissionais de saúde e de diversos outros cientistas, sempre cordial e afável, teve muitas amizades e a admiração pessoal de outra multidão de amigos e de seguidores de seu trabalho, incluindo seus pacientes. Sua partida deixa profunda marca na história da Medicina e do ensino de Ciências Biológicas de estado, assim como na história da UFMG, da pesquisa do país e do mundo.

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG