Marca da Faculdade de Medicina é lançada nessa terça-feira

04 de setembro de 2018

Diretor da Faculdade assina portaria que oficializa a marca escolhida pela comunidade acadêmica

Com o conceito relíquia do passado e abertura para o futuro”, a marca da Faculdade de Medicina passa a ser a aplicada em todas as peças de identificação e de divulgação da instituição  a partir desta terça-feira, 4 de setembro. A portaria 073 da Diretoria da Faculdade de Medicina que determina o uso foi assinada no dia 8 de agosto de 2018.  Para que a comunidade possa ver de perto a aplicação da marca, peças físicas, como camiseta, chaveiro e squeeze, com a nova identidade impressa, ficarão expostas no hall de entrada da Faculdade até 14 de setembro. Além dessas aplicações, outras podem ser observadas na TV ao lado do expositor.

Marca foi escolhida em votação.

A marca foi escolhida por meio de votação e traz a imagem de um leão inspirado na porta centenária do atual prédio da Faculdade. A nova identidade não exclui o uso do brasão, uma vez que tem funcionalidade distinta. Para orientar sobre o seu uso, um manual de aplicação da marca em materiais impressos, digitais e demais peças de divulgação, pode ser consultado online, no site da instituição, e também impresso, no Centro de Comunicação Social (CCS), localizado na sala 53, no térreo da Faculdade.

O diretor da Faculdade, professor Humberto José Alves, explica que a marca representa uma fronteira entre o passado e o presente. “Temos todo respeito ao brasão, que é oficial e continuará sendo utilizado. Mas, o que se pretende é que a marca impacte as pessoas para que elas se voltem ao passado, saibam que ele existe, mas que tudo se transforma”, diz.

Ainda de acordo com o diretor, a marca é mais dinâmica e, por isso, simboliza o atual momento de transformações. “É um reflexo dessas transformações, a expressão do momento que a comunidade, a sociedade e a Faculdade estão passando”, completa.

O coordenador do Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina (CCS), Gilberto Boaventura, conta que a nova identidade busca resolver uma deficiência na visibilidade das peças de publicidade e propaganda, que eram feitas com o brasão da Faculdade. “Realizávamos e apoiávamos eventos, mas o retorno para a imagem da instituição ficava sempre aquém do que poderia se tivéssemos uma marca. A nova marca busca resolver essa deficiência, além de trazer uma identificação com um ícone da instituição e que é caro para nossa comunidade acadêmica”, avalia.

O coordenador também ressalta que a marca mescla tradicional e moderno “Além de reviver um símbolo da história da instituição, traz traços de modernidade que vai possibilitar mais visibilidade à Faculdade e mais versatilidade na criação de peças gráficas”, afirma.

Criação

A marca foi desenvolvida pela designer Clarice Passos, através da sequência de Fibonacci, que é um segmento de números inteiros que traduz uma regularidade matemática proposta pelo matemático Leonardo Pisa. Essa sequência pode ser encontrada na natureza e é usada em ícones para criar um equilíbrio visual.

Ícone foi inspirado em leão de bronze de porta centenária.

A designer conta que realizou uma pesquisa para chegar ao ícone do leão.  “Na pesquisa, descobri que o símbolo mais importante, referenciando o prédio antigo, é a porta, que tem um leão de bronze no meio”, explica.

Já as cores da marca e suas diferentes aplicações são resultados da junção de tons que identificam os cursos da Faculdade de Medicina: o amarelo simboliza o curso de Tecnologia em Radiologia e o azul petróleo representa a união do azul, que simboliza a Fonoaudiologia e o verde, que representa a Faculdade da Medicina.

O diretor da Faculdade, Humberto José Alves, elogiou o uso do leão. Para ele, o ícone simboliza a força, que está presente no ser humano, assim como a força do conhecimento, das experiências e da transformação. “Eu particularmente gostei muito do leão. Achei interessante sua relação com a porta, que é uma forma de reverenciar, de respeitar os fundadores, todos que por aqui passaram e tudo que aconteceu até agora”, comenta.

Votação

Para se chegar à marca eleita, a  partir de novembro de 2017, a equipe do Centro de Comunicação trabalhou no desenvolvimento de outros modelos.  Três deles foram selecionados por uma avaliação interna e foram apreciados e aprovados pelos diretores e da congregação. Após a aprovação, os modelos foram levados para a consulta de professores, alunos, servidores e funcionários da Faculdade.

De um total de 901 votos válidos, a marca escolhida recebeu 621, com 68,92% de aprovação. “A marca já impactou um grande número de pessoas, na medida que elas se sensibilizaram para votar. Não se pode representar o desejo de todos, mas a escolhida representa o sentimento da maior parte da comunidade”, destaca o diretor Humberto José Alves.

O brasão e a marca

Brasão da Faculdade tem uso específico.

Diferentemente do brasão, a marca permite maior diversidade na sua aplicação e vem para normatizar o uso de ambas.  “O brasão é permanente. É a representação oficial da instituição. Já a marca é algo mais dinâmica. Acho até que usávamos o brasão exageradamente. Em algumas situações onde ele não caberia, e era usado como marca”, explica o diretor da instituição.

O brasão deve ser aplicado em documentos administrativos oficiais e solenes. Já a marca em materiais de divulgação, nas quais a Faculdade de Medicina da UFMG participe. O coordenador da CCS, Gilberto Boaventura, exemplifica a aplicação do brasão: “Ele (o brasão) será usado em determinadas situações, ocasiões e peças. Toda vez que se utilizar o brasão da UFMG, se utiliza o brasão da Faculdade de Medicina. Usou a marca da UFMG, deve-se usar a marca da Faculdade. ”