Observaped apresenta Caderneta de Saúde do Adolescente para alunos de escola pública

18 de novembro de 2016

IMG_2433

Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG abordaram temas como alimentação saudável, sexualidade e uso de drogas. Foto: Carol Morena.

O eixo da Caderneta da Criança e do Adolescente, do Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG (Observaped), promoveu na última quarta-feira, 16 de novembro, uma ação na Escola Estadual Pedro II. O objetivo foi apresentar para os alunos do 9º ano a caderneta do Ministério da Saúde.

Além de explicarem como funciona a caderneta, os estudantes da Faculdade de Medicina abordaram temas como alimentação saudável, sexualidade e uso de drogas. Após a apresentação, os adolescentes puderam tirar as suas dúvidas sobre os assuntos.

Para Raquel Lira, de 14 anos, a palestra foi uma oportunidade de se informar sobre temas, que algumas vezes não são conversados em casa. “Eu achei a palestra muito interessante, porque nem todo mundo tem liberdade para falar sobre esses assuntos com os pais. As pessoas acabam tendo vergonha ou medo. Então, acho muito importante, para você poder se informar e aprender mais sobre o seu corpo e sobre outras coisas que você vai se deparar ao longo da vida”, afirmou.

IMG_2425

Foto: Carol Morena

Caderneta da Criança e do Adolescente

A intenção do eixo da Caderneta da Criança e do Adolescente, do Observaped, é realizar essa atividade de extensão em outras escolas de Belo Horizonte.

São duas cadernetas diferentes: uma para bebês e crianças, que contem informações sobre pré-natal, vacinas, peso, gráficos de desenvolvimento e aleitamento; e outra para adolescentes, com informações sobre sexualidade e alimentação, por exemplo. Todas as cartilhas, além de informativas, também são preenchidas com informações do paciente para serem usadas nas próximas consultas médicas.