Bruxismo

O bruxismo – definido como o contato forçado e não funcional das superfícies dos dentes – é uma ação involuntária que envolve o apertar ou o ranger dos dentes. O ato de ranger ocorre frequentemente durante o sono e é acompanhado por um ruído notável. Já o apertamento, em geral sem ruídos, é mais comum durante o dia.
Vários fatores predispõem a criança ao bruxismo, sendo preponderantes os fatores psicológicos, como a ansiedade e o estresse emocional, e fatores locais, como desordens prévias na dentição.
Como o bruxismo é um ato não controlado, na maioria das vezes é desconhecido ou despercebido pelos pacientes e seus familiares. Assim, torna-se necessário estabelecer o diagnóstico precoce das possíveis alterações que poderão ocorrer, antes que o ciclo vicioso resulte em dano grave e permanente ao sistema mastigatório.
Em crianças, o pediatra, por ser o primeiro profissional da saúde a estabelecer contato com o quadro, assim atua de forma efetiva em seu diagnóstico, devendo estar atento a queixas de dores de cabeça atípicas ou dores mandibulares ao acordar.
O tratamento do bruxismo é multidisciplinar e envolve pediatras, odontopediatras e psicólogos. Lembrando que a abordagem é individual sendo direcionada especificamente para cada paciente, visando tanto a preservação do sistema mastigatório quanto o seu bem estar.