Sobre o Observatório

O Observatório é um espaço para análise sistemática e permanente de eventos, fatos, evidências e acontecimentos sobre a saúde da criança e do adolescente.

Construído e desenvolvido para criar um caráter trans-setorial e interdisciplinar entre as várias áreas inseridas na Pediatria, o Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente trabalha por intermédio de parcerias consolidadas entre instituições e pessoas ligadas à profissão.

Este projeto concretiza-se por meio da captura e da reunião de dados, análise, difusão e divulgação de informações relevantes para decisões setoriais – universidade, governos e outras instituições – subsidiando políticas públicas de saúde da criança e do adolescente.

A organização do Observatório é de responsabilidade do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Minas Gerais. Também fazem parte do projeto professores, alunos, gestores e profissionais de áreas afins à saúde da criança e do adolescente.

A participação dos alunos é fundamental para o funcionamento do Observatório, já que sua finalidade principal é a de educar. Além disso, o projeto conta com a participação de secretarias, ministérios, e também do SUS, em todas as instâncias. Organizações não-governamentais ligadas a saúde estimulam e apoiam este Observatório, dando a ele maior estabilidade.