Abelhas (picada)
Picadas de abelhas são frequentes e ocorrem principalmente em atividades realizadas ao ar livre. As reações desencadeadas pela picada variam de acordo com o local e o número de ferroadas, bem como características e o passado alérgico do indivíduo.
Na maioria dos casos causam somente dor, vermelhidão e inchaço no local da picada. Essa forma mais leve pode ser tratada em casa, tomando os seguintes cuidados:
- Lavar a área com água e sabão;
- Realizar a remoção dos ferrões por raspagem com lâminas. Não usar pinça, pois pode fazer com que o veneno restante no ferrão penetre ainda mais na pele;
- Aplicar gelo ou compressas frias no local;
- Evitar coçar o local da picada.
Quando o paciente é alérgico ao veneno ou sofre múltiplas picadas, os sintomas são mais graves e deve-se buscar atendimento médico imediatamente. Os principais sintomas são:
- Reações na pele (irritação na pele, coceira, vermelhidão, inchaço);
- Dificuldade para respirar;
- Inchaço da boca ou da língua;
- Pulso fraco e rápido;
- Náuseas, vômitos ou diarreia;
- Tontura e sensação de desmaio;
- Perda de consciência.
Evite se aproximar de colmeias com crianças. Barulhos, perfumes fortes e cores escuras são capazes de desencadear o comportamento agressivo das abelhas. Além disso, a retirada de colmeias de locais públicos e residência só deve ser realizada por profissionais treinados e equipados.