Acidentes com crianças: saiba como prevenir

 

“Em qualquer ambiente, toda criança está constantemente exposta ao risco de acidentes, seja pela sua própria condição de imaturidade, física e emocional, seja pela falta de estrutura mais adaptada à sua idade”, afirma a professora Maria Aparecida Martins, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. Ela alerta:  uma em cada dez crianças já sofreu algum tipo de acidente no domicílio, na escola ou em ambientes de lazer.

 

 

 

Os acidentes constituem uma das principais causas de hospitalização e mortalidade na infância, sendo mais comuns os episódios relacionados a quedas, incidentes com armas de fogo, afogamentos, engasgos, sufocação, queimaduras, intoxicação medicamentosa e falta de segurança no transporte.

Uma observação curiosa levantada pela pediatra é de que a maioria dos acidentes acontece na presença da mãe. “O comportamento das crianças muda muito na presença materna, muitas vezes visando chamar a atenção de uma mãe em geral também ocupada com outros afazeres domésticos”, informa.

O pediatra e/ou outro profissional da área de saúde deve orientar a mãe, pai e responsáveis sobre a importância de prevenir acidentes, em casa, residência de parentes ou áreas de lazer. “Nos centros infantis, nas escolas, os pais devem conhecer o ambiente e verificar se existem medidas de proteção à criança”, aconselha a especialista. Além disso, desde cedo, deve-se ensinar às crianças e adolescentes sobre os riscos e consequências de alguns comportamentos.

Os tipos de acidentes variam de acordo com a faixa etária, explica Maria Aparecida Martins. Sendo assim, as medidas de prevenção são direcionadas de acordo com a idade. “Convém frisar que alguns desses riscos descritos – e respectivas medidas de prevenção – referem-se a todas as idades, como o uso de equipamentos adequados de transporte em veículos”, orienta.

 

Leia mais sobre riscos de acidentes mais comuns e as respectivas medidas de prevenção, de acordo com a faixa etária.

 

Fonte: Portal da Faculdade de Medicina da UFMG