Alopecia Areata

A Alopecia Areata é uma doença que gera a queda de cabelo em algumas regiões do couro cabeludo, sendo comum em crianças e adolescentes. Esse distúrbio não possui uma causa definida mas sabe-se que fatores genéticos e autoimunes podem desencadeá-lo. A queda de cabelo pode ocorrer também pelo uso de alguns medicamentos, como nas quimioterapias para tratamento de câncer, ou doenças como micoses, lúpus eritematoso sistêmico, estresse, deficiências nutricionais, sendo necessária uma investigação médica para saber a real causa dessa manifestação.

Quando é limitada a pequenas áreas, geralmente há recuperação completa. Mas quando a condição piora, acomete regiões mais extensas, ou ocorre após os 6 meses de idade o médico deve avaliar cada caso a fim de determinar as causas e prescrever o tratamento adequado para cada situação. Tratamentos como cremes, injeções e outras formas de terapia no local da queda podem ser prescritas de acordo com uma avaliação profissional.

RIVITTI, Evandro Ararigbóia. Alopecia areata: revisão e atualização. Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, v. jan.-fe 2005, n. 1, p. 57-68, 2005. DOI: 10.1590/s0365-05962005000100009.