Atividade física melhora autoestima e desempenho escolar, diz estudo

Na adolescência, a preocupação com a imagem corporal e adoção de dietas para perda de peso podem ser fatores de risco para desenvolvimento de transtornos de ansiedade ou mesmo, anorexia. Um dos principais focos em um programa de prevenção da obesidade infantil é o estímulo à prática de exercícios físicos pelas crianças. Para que se inicie um programa de atividade física estruturada para a criança ou o adolescente, é importante que ele seja submetido à avaliação clínica por médico capacitado.

Nessa fase da vida em especial, é necessário respeitar o estágio de maturidade física e psíquica do indivíduo, sendo as orientações quanto à exercitação física diferentes conforme a idade. Portanto, entre sete e 12 anos de idade as atividades podem ser escolas de esportes, natação, ginática olímpica, dança, basquetebol, futebol, voleibol, entre outros (não-competitivos), e a partir de 13 anos esportes competitivos. Não só a prática de exercícios físicos estruturados deve ser estimulada como também, e mais importante, a adoção de um estilo de vida mais ativo, com redução do tempo gasto em atividades com pouco gasto energético, como assistir televisão, navegar na internet e jogos eletrônicos. A prática de atividade física leva o indivíduo a melhores escolhas alimentares e geralmente é acompanhada de um estilo de vida mais saudável na idade adulta.

Os autores desse estudo em questão concluíram que o melhor condicionamento aeróbicodo exercício foi um melhor preditor de benefícios psicossociais do que a perda de peso ou redução da gordura corporal, porém não houve diferença em relação à auto-estima. Além disso, houve melhora da imagem corporal e do desempenho escolar, mas como não houve seguimento dos participantes após término do estudo, não se sabe se os benefícios psicológicos se manteriam ao longo do tempo.As limitações do estudo foram a pequena amostra o que pode prejudicar a generalização, além dos dados psicossociais terem sido limitados ao auto-relato dos participantes.Assim, são necessárias mais pesquisas.

Equipe do EixoObservaPED: Prevenção da Obesidade e doenças associadas.

Fonte da matéria: G1