Banho de Sol

O banho de sol tem a finalidade principal de estimular a pele a produzir vitamina D pela exposição aos raios ultravioletas.

Essa vitamina existe em pequenas quantidades nos alimentos comuns e é necessária a exposição ao sol para que atinja níveis adequados em nosso organismo. A vitamina D participa na regulação do metabolismo do cálcio e do fósforo, possibilitando adequada mineralização e crescimento dos ossos. A falta de vitamina D pode resultar em raquitismo, que geralmente leva a deformidades ósseas.

A partir do primeiro mês de vida recomenda-se o banho de sol. A criança deve tomá-lo com o mínimo de roupas, sem vidraças na frente (janelas abertas) porque o vidro prejudica a passagem dos raios ultravioletas. A exposição recomendada é de 20 a 30 minutos por dia. Se isso não for possível, mesmo períodos menores ajudam a assegurar as necessidades mínimas de vitamina D. Deve-se evitar o sol entre 10 e 16 horas e a exposição não deve ultrapassar 20 a 30 minutos. O banho de sol é necessário até que a criança atinja idade em que comece a brincar e andar fora de casa, ficando exposta espontaneamente ao sol por um tempo razoável.

É preciso estar atento, porque a exposição solar pode ser prejudicial à saúde. Antes de exposições de mais duração deve-se aplicar um protetor solar na pele da criança. Também é importante evitar exposição da cabeça e do rosto, preferindo usar bonés ou chapéus para proteção dessas áreas.