Brincar

Brincar é fundamental para a vida das crianças, pois permite que elas aprendam muitas coisas sobre o mundo exterior e sobre como lidar com ele, de forma divertida.

Os brinquedos de encaixe auxiliam na diferenciação de formas, tamanhos e cores. Já a coordenação motora pode ser desenvolvida em uma brincadeira de andar a cavalo com um cabo de vassoura. Nas brincadeiras de faz de conta, é possível adquirir a capacidade de imaginação e desenvolver a interação com os outros. O brincar permite ainda a resolução de conflitos e ansiedades e a liberação da criatividade.

As brincadeiras são diferentes em cada fase da infância. Nos dois primeiros anos de vida, as crianças gostam de brincar sozinhas, explorar o ambiente e os objetos. Nessa fase, também é comum surgirem as primeiras imitações do adulto e o gosto pela música e pela dança.

A partir dos três anos, as crianças passam a brincar umas com as outras, embora a interação entre elas aumente com o tempo. Elas começam a representar as atividades rotineiras dos adultos e gostam de brinquedos que lembram objetos de casa, como panelinhas, carrinhos, etc. É comum nessa fase a disputa de objetos, portanto os pais devem encará-la com naturalidade. À medida que a criança cresce, as brincadeiras ficam cada vez mais dirigidas por regras.

É muito importante que as crianças tenham tempo livre para brincar. Uma rotina diária caracterizada por um excesso de atividades (aulas de esportes, artes, idiomas, além da escola regular) pode gerar um desequilíbrio, prejudicando os períodos livres, com impacto negativo para a socialização e, até mesmo, para a vida escolar.