Carrapatos

Os carrapatos são artrópodes que se alimentam de sangue de outros animais.

Eles normalmente se escondem em áreas de vegetação e as picadas ocorrem principalmente enquanto as crianças estão brincando ao ar livre. Por isso, é importante vestir as crianças com calças e camisas claras de mangas longas e tênis sempre que elas forem brincar em locais com gramas mais altas. Também deve-se usar repelente e conferir todo o corpo da criança a cada três horas durante o passeio.

O carrapato pode se infectar por uma bactéria (R. rickettsii) que causa a febre maculosa e transmiti-la às pessoas quando fica grudado na pele por mais de quatro horas. Mesmo as ninfas (carrapatos pequenos) podem transmitir a doença. A infecção também pode ocorrer através de lesões de pele ao esmagar o carrapato contaminado, portanto, não é aconselhável fazer isso. Para a remoção, o indicado é fazer o uso de uma pinça, de preferência que tenha pontas bem finas. As picadas de carrapato podem causar vermelhidão e inflamação locais. Limpar a região da picada e aplicar gelo podem aliviar a coceira.

A febre maculosa pode gerar febre, calafrios, fraqueza, dores de cabeça e sangramentos. É fundamental procurar atendimento médico sempre que houver febre após picadas de carrapato.