Cisto Sebáceo

O cisto sebáceo é um nódulo semelhante a um caroço que se forma sob a pele, geralmente com a mesma cor. Ele é composto de uma substância chamada *sebum*, tem formato arredondado, mede poucos centímetros e, é mais comum na face, pescoço e tronco, embora possam acometer qualquer região do corpo.

Ocorrem em pacientes de qualquer idade, são benignos, geralmente macios ao toque, podem se mover quando tocado ou pressionado e, geralmente, não provocam dor. No entanto, quando o cisto sebáceo está inflamado, pode gerar sinas e sintomas como aumento da temperatura na região, sensibilidade, vermelhidão, acumulo de pus, e queixa de dor.

O cisto forma-se quando uma glândula sebácea entope, ocorrendo o acumulo progressivo de gordura nessa região, fazendo com que vá aumentando de tamanho. 

Não é recomendável espremer um cisto sebáceo, pois pode causar inflamação e agravar o problema. Para remover os cistos com mais de um centímetro ou que estejam infectados, o ideal é a cirurgia. O procedimento é realizado em consultório médico sob anestesia local. Após a cirurgia, o médico faz um curativo, que deve ser mantido por alguns dias. Cistos com menos de um centímetro e sem sinais de inflamação podem ser tratados sem cirurgia, ocorrendo drenagem espontânea de seu conteúdo.