Cistos palatinos (Pérolas de Epstein)

Os cistos palatinos, também conhecidas como pérolas de Epstein, são pequenas lesões benignas que podem se formar na boca de recém-nascidos. Elas geralmente aparecem como pontinhos brancos ou amarelados no palato (”céu da boca”), ou gengivas, podendo ser confundidas com bolhas ou dentes que estão para nascer. Estas pérolas se originam do acúmulo de células do revestimento interno da boca durante o desenvolvimento fetal. Elas não causam dor e não representam riscos à saúde e, na maioria das vezes, desaparecem naturalmente à medida que o bebê cresce.

Essas pérolas raramente são observadas após os três meses de idade, pois costumam desaparecer espontaneamente em poucas semanas após o nascimento, à medida que o palato continua a se desenvolver. Assim, na maioria dos casos, não é necessário nenhum tratamento ou remoção.

No entanto, é importante notar que algumas condições e sinais podem se parecer com as pérolas de Epstein, como a candidíase oral (monilíase). Portanto, em caso de dúvidas, é altamente recomendável consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso.

REFERÊNCIA:

ORTIZ, L.E.D.; MENDEZ, M.D. Palatal and Gingival Cysts of the Newborn. [internet]: National Library of Medicine, jan 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493177 . Acesso em: 10 out. 2023.