Cólica Menstrual
A cólica menstrual é uma das queixas mais frequentes entre adolescentes do sexo feminino. É causada pelo início do sangramento menstrual e dura desde o primeiro dia da menstruação até dois dias inteiros. A cólica menstrual pode variar de fortes pontadas na região baixa do abdômen até dores que se espalham por toda a barriga e pela região lombar. Ela pode estar associada ainda a dor de cabeça, enjoos, vômitos, diarreia, podendo a dor irradiar para a face interna da coxa e para o ânus.
Em raros casos a cólica menstrual pode ser consequência de doenças. O médico suspeita desses casos quando a paciente não responde ao tratamento habitual ou nos casos em que as cólicas iniciam-se mais de três anos após a data da primeira menstruação (menarca).
O tratamento é feito com antiinflamatórios, que podem ser usados logo no início da dor ou do sangramento menstrual. Quando a paciente também necessita de utilizar métodos contraceptivos, os anticoncepcionais são uma boa escolha, pois também ajudam a reduzir os sintomas da cólica menstrual.
Referências:
LEÃO, E., et al. Pediatria Ambulatorial. 5ª Edição. Belo Horizonte: COOPMED, 2013