COVID-19: uso de máscara de proteção na infância

Durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus, surgiu a necessidade da utilização de máscaras para proteção individual e coletiva. Para crianças, a recomendação de uso é para todos os maiores de dois anos. Abaixo dessa idade pode haver risco de sufocamento. A utilização da máscara é obrigatória em ambientes com muitas pessoas, sem ventilação adequada ou quando há pessoas com sintomas gripais no mesmo ambiente.

A máscara deve cobrir o nariz e a boca e ser, de preferência, dos modelos PFF, N95, máscara cirúrgica ou, em último caso, caseira com dupla camada de proteção.

A adaptação da criança à utilização de máscaras pode ser difícil, por isso, é recomendado que ela seja apresentada à criança de forma lúdica. Podem ser utilizados brinquedos para ensinar o uso correto do acessório. Elas devem participar da escolha das máscaras, que podem ser decoradas com os seus personagens favoritos. Além disso, é importante que os adultos deem o exemplo, utilizando-as corretamente.

Vale ressaltar que o uso de máscara não exclui os demais cuidados durante a pandemia, continuando a ser necessário o distanciamento social, lavagem correta das mãos e a vacinação para os públicos adequados.