Dermatofitose

Doença causada por fungos que alimentam-se de queratina e se localizam na pele, nos pelos e nas unhas. Eles podem ser transmitidos diretamente (de homem para homem, de animal para homem e da terra para o homem) e também indiretamente, por meio de materiais contaminados. Estas infecções são mais comuns em países de clima quente e úmido, sendo que os de clima tropical e subtropical são os mais afetados.

A mesma espécie pode causar infecções em diferentes localizações do corpo, dependendo da área afetada, dessa forma, podem haver sintomas distintos. Diversos quadros clínicos bem individualizados podem ser descritos. Os mais comuns são: dermatofitose do corpo [Tinea corporis], dermatofitose dos pés [Tinea pedis], dermatofitose ungueal ou onicomicose, dermatofitose do couro cabeludo [Tinea capitis], dermatofitose das dobras da virilha [Tinea cruris] e entre os dedos dos pés (vulgarmente chamada de pé de atleta).

O tratamento da dermatofitose é simples e deve ser precoce para evitar extensão do quadro e contaminação de outras pessoas que convivem próximo ao paciente afetado. O tratamento pode ser feito pelo uso local de pomadas antifúngicas ou por medicações sistêmicas por via oral.