Desfralde: treinamento esfincteriano

O desfralde ou treinamento esfincteriano é uma das fases mais difíceis do desenvolvimento infantil, pois costuma vir relacionada a grandes expectativas e uma forte pressão por parte da família e da própria criança sobre si.

No Brasil, a média de idade do início desse processo é 22 meses, e existem alguns sinais que indicam que a criança está pronta para iniciar o treinamento, como:

  • Desejo de autonomia (insistir em concluir tarefas sem ajuda)
  • Andar e sentar de modo estável sem ajuda
  • Saber puxar as roupas para cima e para baixo
  • Usar palavras, expressões faciais ou movimentos que indicam necessidade de urinar ou evacuar
  • Avisar aos pais que acabou de urinar ou evacuar em pequena quantidade na fralda e se incomodar com a fralda molhada

Diante desses sinais, os pais podem dar início ao processo e devem escolher qual instrumento será utilizado (penico ou vaso sanitário com redutor de assento e apoio para os pés). A criança deve ser encorajada a se sentar no penico/vaso em horários específicos do dia (por exemplo, após acordar e após as refeições) por cerca de 3 a 5 minutos e deve ser elogiada sempre que utilizá-lo. É importante que durante o desfralde a criança utilize roupas mais simples de trocar e de retirar. Além disso, ela deve ser estimulada a avisar sempre que ocorrer eliminação de urina ou fezes na fralda, para que ela própria comece a perceber suas necessidades.

Tendo a criança usado o penico ou o vaso com sucesso durante pelo menos uma semana, deve-se desfraldá-la durante o dia (pois o uso de fralda pode confundi-la). Porém, é importante que os pais compreendam que perdas urinárias e fecais são inevitáveis e a criança não deve ser repreendida por isso.

De forma geral, o processo completo para obtenção do controle diurno e noturno dura em média 5 meses. Caso a criança se recuse a realizar o treinamento, sugere-se uma pausa de 1 a 3 meses antes de tentar novamente.

Em caso de dúvidas ou tentativas repetidas mal sucedidas, é sempre importante consultar um pediatra.