Disfagia

A disfagia é a dificuldade para engolir (deglutir). Em indivíduos com disfagia, alimentos e/ou líquidos não se movem normalmente da garganta para o estômago, havendo a sensação de que essas substâncias estão aprisionadas nesta região.

Para que a deglutição ocorra normalmente, o cérebro deve coordenar a ação de vários músculos da garganta e do esôfago de forma que a contração seja eficiente para empurrar os alimentos da boca para o fundo da garganta e, então, para o esôfago. Por fim, a parte inferior do esôfago deve relaxar para permitir que os alimentos entrem no estômago.

Alterações nessa sequência de ações podem gerar a disfagia, portanto, dentre as causas mais comuns, tem-se distúrbios de sistema nervoso, músculos ou esôfago. Como complicações desse quadro, principalmente entre as crianças, é importante mencionar o risco de aspiração de secreção e/ou alimentos com consequente evolução para pneumonia e doenças pulmonares crônicas, além do prejuízo no crescimento da criança com baixo ganho pôndero-estatural.