Caderneta de Saúde da Criança

A Caderneta de Saúde da Criança (CSC) foi implantada pelo Ministério da Saúde a partir de 2005 para substituir o Cartão da Criança, e reúne o registro dos mais importantes eventos relacionados à saúde infantil. Além do cartão de vacina, a Caderneta apresenta o registro da história obstétrica e neonatal; indicadores de crescimento e desenvolvimento; aspectos importantes da alimentação como aleitamento materno e uso de sulfato ferroso e vitamina A; dados sobre a saúde bucal, auditiva e visual; intercorrências clínicas; além de orientações para a promoção da saúde e prevenção da ocorrência de acidentes e violência doméstica.

A CSC é destinada a todos os nascidos em território brasileiro, e, por basear-se em ações de acompanhamento e promoção da saúde, inclui-se como estratégia privilegiada nas políticas de redução da morbimortalidade infantil.

Nossos principais objetivos incluem acompanhar e divulgar as propostas, resoluções e recomendações dos órgãos gestores – Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal da Saúde – em relação à CSC. Visamos também mostrar um pouco da trajetória histórica, desde as primeiras curvas de crescimento até a Caderneta de 2009, além de indicar publicações científicas, eventos e pesquisas relacionados ao assunto que contribuam na formação dos profissionais de saúde.

Histórico

As atividades do eixo “Caderneta de Saúde da Criança” começaram em outubro de 2009, com a organização da equipe e ampla revisão bibliográfica sobre o tema. A partir disso, os objetivos foram definidos e o eixo iniciou seus trabalhos.

Atividades em andamento

Atualmente o eixo está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre a Caderneta de Saúde da Criança e as políticas públicas de saúde infantil; materiais didáticos multimídia sobre a nova CSC voltado aos profissionais de saúde e familiares.

Além disso, o eixo também é responsável pela atualização e manutenção do conteúdo relacionado à Caderneta de Saúde da Criança deste site; pesquisa, avaliação, indexação e divulgação de artigos relacionados ao tema; e produção de material didático-científico.

A equipe deste eixo montou apresentações com informações à respeito da Nova Caderneta de Saúde da Criança. Confira abaixo.

Caderneta de Saúde do Adolescente

Semelhante à iniciativa com a CSC, em 2009, o Ministério da Saúde criou a Caderneta de Saúde do Adolescente (CSA) com o objetivo de monitorar a saúde da população entre 10 e 19 anos e facilitar as ações educativas voltadas para este segmento. A implantação da caderneta ocorreu em etapas e priorizou, no início, os municípios inseridos no Programa Saúde nas Escolas, já que é um instrumento para a saúde e educação dos adolescentes. Há duas guias do material, sendo uma voltada para o público feminino e outra para o masculino, com dicas e temas de interesses variados. Uma das questões abordadas são os direitos e deveres do jovem com incentivo à cidadania. Aspectos em relação ao autocuidado, nas mais variadas áreas como odontologia, higiene pessoal e doenças sexualmente transmissíveis, também são abordados. Há ênfase na educação sexual, com o objetivo de orientar os jovens sobre as dúvidas mais frequentes e o modo correto de prevenir uma gravidez indesejável assim como DSTs. O crescimento, desenvolvimento e a vacinação recebem especial atenção, assim como na Caderneta de Saúde da Criança, mostrando que esses cuidados não devem ser esquecidos na adolescência. Os assuntos são descritos de forma lúdica e linguagem acessível, favorecendo a compreensão não só pela equipe de saúde como, principalmente, pelo jovem e sua família.

Segue abaixo uma apresentação sobre a Caderneta de Saúde do Adolescente:

Apresentação da Caderneta de Saúde do Adolescente

Projeto de pesquisa:

• “A Caderneta de Saúde da Criança e as políticas públicas de saúde infantil.”

Materiais produzidos pelo Eixo

Equipe: