Eritema infeccioso

Eritema infeccioso, também conhecido como quinta moléstia ou megaloeritema epidêmico, é uma doença infecciosa comum na infância, causada por um vírus chamado de parvovírus B19.

No período inicial da infecção, a criança não tem sintomas, podendo evoluir com sinais inespecíficos, como febre baixa, nariz escorrendo, espirros, mal-estar, coceira, dor de cabeça e no corpo. Depois disso, aparecem os sinais mais característicos da infecção, que incluem vermelhidão facial (principalmente nas bochechas), seguidos de manchas vermelhas no resto do corpo, como em braços, pernas e no tronco. Esses sintomas podem durar de uma a três semanas.

A transmissão dessa doença ocorre pelo contato com secreções respiratórias ou saliva da pessoa infectada. Como é transmitida apenas no estágio inicial da infecção, crianças que apresentam os sinais de vermelhidão no corpo, não são infectantes e não devem ser impedidas de ir à escola ou fazer outras atividades.

Essa doença aparece de forma aleatória, geralmente como epidemias. O diagnóstico é feito com base nos sintomas. É uma infecção benigna e raramente leva a complicações. Por isso, o tratamento é apenas para alívio dos sintomas, incluindo repouso, uso de medicações para dor e febre, quando necessário.

Fonte utilizada para produção do verbete:
CURRENT: Medicina de Família e Comunidade (Lange) – 3ed: Diagnóstico e Tratamento