Escorbuto

O escorbuto é uma doença resultante da deficiência na ingestão de alimentos que contêm vitamina C (ácido ascórbico). As principais funções desse nutriente estão associadas à síntese do colágeno, proteína abundante no corpo e que ajuda a garantir a saúde dos ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos, além de contribuir para aumentar a absorção do ferro consumido na dieta. Atualmente, é raro encontrar uma criança com essa enfermidade, sendo mais associada a pequenos grupos de risco, como pessoas que não têm uma dieta adequada ou que apresentam distúrbios alimentares, problemas de absorção e alcoolismo.

Uma pessoa com escorbuto apresenta redução na capacidade do corpo de produzir colágeno, desencadeando problemas graves no organismo. Os sintomas costumam aparecer de 3 a 6 meses após a interrupção ou diminuição do consumo dessa vitamina, e incluem: sangramento fácil da pele e da gengiva, pequenos sangramentos pelo corpo, demora na cicatrização, cansaço, palidez, quedas dentárias. No caso dos bebês, também pode ser notado irritabilidade, perda de apetite e dificuldade em ganhar peso, além de poder haver dor nas pernas.


Este conteúdo foi produzido por estagiários do curso de Medicina e de Enfermagem da UFMG, sob supervisão de professores do Departamento de Pediatria.